A 15º edição da Grande Festa em Homenagem aos Guardiões da Ancestralidade será realizada nesta sexta-feira (23), às 8h, no Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira do Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão. A Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab), que organiza o evento, com apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, convida babalorixás, ialorixás e adeptos do Candomblé a participarem do ato. O dia de homenagem ainda conta com a Feira da Economia ‘Só Sagrado’.
A Homenagem aos Guardiões da Ancestralidade é um reconhecimento à resistência da cultura afro-brasileira que se iniciou no ano de 2005, como destaca o presidente da Fenacab, Jadilson Lopes. “Temos no município 417 terreiros. Com esta homenagem a 26 guardiões, a Fenacab reconhece seus associados, perante ao povo de santo, como uma forma de dizer que estamos juntos, unidos pela manutenção das nossas tradições.
Economia ‘Só Sagrado’
Peças de artesanato e muitas outras produções que valorizam a cultura e a religiosidade do povo de santo vão estar disponíveis para comercialização na Feira da Economia ‘Só Sagrado’, durante a festa em Homenagem aos Guardiões da Ancestralidade. A feira é uma parceria com a Fenacab, a Associação Tupã Suriazala, a Secretaria de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas (Secult), o Conselho Municipal de Turismo de Lauro de Freitas e a Santa Feira – Arte da Gente.