Homem que carregava a criança num saco foi espancado por populares e foi conduzido por policiais da 81 ª CIMP para a Delegacia de Itinga.
Um turista estrangeiro foi espancado na manhã desta quinta-feira (15) por carregar um bebê dentro de um saco plástico de lixo em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. O crime aconteceu por volta das 7h30, na Rua Jardim Atalaia, no bairro de Vila Pedrita, em Itinga. O homem disse para a polícia que é chileno e se chama José Luís Plaza Galego, 54 anos. Ele está sem documentação e a identidade ainda será confirmada pelos investigadores.
Segundo a Polícia Militar, uma viatura foi acionada por pessoas que encontraram o turista com o bebê. As pessoas ouviram a criança chorar e detiveram o suspeito. “Imediatamente a guarnição deslocou para o local, onde já se encontravam várias pessoas espancando o homem. O saco de lixo com a criança dentro estava no chão”, diz a nota.
Uma guarnição da 81ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/ Lauro de Freitas e Itinga) socorreu a criança recém-nascida e o turista para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itinga, e em seguida apresentou o suspeito na 27ª Delegacia (Itinga).
Segundo a titular da unidade, Elaine Laranjeiras, o chileno parecia estar sob efeito de álcool ou de outras drogas e não soube explicar o que aconteceu. “Ele está falando embolado e dando informações desconexas. Primeiro disse que alguém deu a criança para ele. Depois, que encontrou o bebê no lixo. Ainda não localizamos os familiares do recém-nascido, então, estamos investigando o que de fato aconteceu”, afirmou.
O turista disse que era natural da capital do Chile, Santiago, mas não soube dizer de que local do Brasil estava vindo nem para onde iria com o bebê. A polícia entrou em contato com o Consulado Chileno para checar as informações fornecidas pelo turista e ouviu algumas testemunhas. “Temos a informação de que ele trabalha com reciclagem, mas isso ainda não foi confirmado”, contou a delegada.
A Central de Polícia informou que a criança estava suja e apresentava sinais de que havia nascido há pouco tempo. O bebê foi transferido da UPA de Itinga para a Maternidade Albert Sabin, em Salvador, e está fora de perigo. O turista permanece detido.
A 5 ª Vara da Infância e Juventude, de Lauro de Freitas, e órgãos da rede de proteção à criança e adolescente do município acompanham o caso.
Fonte: Correio da Bahia