Lauro de Freitas em seus 55 anos de vida , pois surge como cidade em 31 de julho de 1962, sofreu um boom em seu crescimento demográfico e econômico por volta dos anos 90, coma chegada de João Leão ao poder . A nossa badalada e cobiçada cidade era pacata , ordeira , pacífica , onde se amarrava o burro ali em frente à Câmara de Vereadores , na hoje famosa praça da Matriz .
A cidade cresce com o trabalho da gestão de João Leão ( durou 16 anos) e as facilidades pra a instalação de empresas dos mais variados ramos por aqui com a cessão de espaços públicos , redução de impostos ou até mesmo isenção por determinados anos . Enfim Lauro de Freitas têm 200 mil habitantes e está entre as 10 maiores economias da Bahia .
Ora , foi pensado um meio de transporte de passageiros pra Lauro de Freitas ? Não , andava – se de Itinga pra o Centro de Lauro ou se ia de bicicleta e de cavalo , carroça , jegue , no lombo do burro . O tempo foi passando e aí vem as Kombis , lembram ? Íamos de Kombi pra Lauro . Surge aí o embrião da hoje TRANSLAUF .
As Topics fazem o transporte interno de Lauro de Freitas desde o início da década de 90, tendo alguns topiqueiros dado a largada com as Kombis , lá no início da Gestão Paulo Rosas , 1986/88.
E depois vem os táxis , pra a ” elite ” de Villas ou pra as emergências dos pobres e as Motos , que logo no início foi um Deus nos acuda por que ia subtrair a renda dos topiqueiros . O tempo passou e tudo foi se ajustando com a convivência do animal, da bicicleta , da moto e das Topics .
E eis que na Gestão de Márcio Paiva toma corpo um outro meio de transporte feito com os carros de passeio , logo nominado ” Ligeirinhos ” por serem rápidos no pegou , deixou em casa , no ponto do ônibus ou no trabalho o passageiro .
Moema volta à Prefeitura e tem que administrar esta convivência de Tópics e Ligeirinhos .
O que fazer ? Assim como o tempo passou e todos os outros meios de transporte sobreviveram , vai acontecer com os Ligeirinhos a mesma coisa . O poder Público só tem é que buscar um ponto de equilíbrio entre os beligerantes Topics e Ligeirinhos e ponto final .
Ligeirinhos não saem mais e Topiqueiros precisam entender que há espaço para todos e todas . Há no entanto a necessidade da Lei criando e regulando o Ligeirinho assim como a Renovação das 129 Permissões da TRANSLAUF.
Com a palavra o Legislativo e a sanção em seguida do Executivo .
Visa que segue .