O presidente da Fundação Gregório de Mattos, na manhã desta segunda-feira (22), no ano em que será comemorado o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, frisou ao bahia.ba que, Salvador terá o evento mais importante, relevante da cidade, unindo ‘tradição, cultura e religiosidade’. Os caboclos serão homenageados, segundo Guerreiro fez questão de frisar, com um memorial em homenagem à data magna do estado dentro do Pavilhão 2 de Julho.
“Será inaugurado um memorial que vai permitir a visitação pública ao longo de todo o ano. O local também vai abrigar uma pequena exposição sobre a Independência do Brasil na Bahia e seus principais símbolos, personagens e acontecimentos, preservando os valores culturais do Pavilhão da Lapinha”, comemorou, elencando ainda a entrega da Praça reformada.
Esse ano, pelo acontecimento, a Prefeitura terá um olhar especial. “O Dois de Julho é uma festa que a gente já faz há 11 anos, então esse ano a gente dará uma atenção especial por se tratar da comemoração dos 200 anos da Independência da Bahia. Teremos todas as ações em homenagem aos caboclos, com uma grande festa de caboclos também na volta no dia 05… . Além disso, teremos show da banda Baiana System, um espetáculo do Bando de Teatro Olodum, Encontro de Filarmônicas. Ou seja, será uma comemoração muita grande, que terá início dia 29 e envolverá várias linguagens, como o teatro, a música, a dança e a questão do patrimônio histórico e cultural. Para mim, esse será o evento mais importante da cidade que unirá tradição, cultura e religiosidade”, concluiu.
Fonte : Bahia .ba