Visitei o complexo agroindustrial da Fecularia Conquista, que fica no Sudoeste Baiano, precisamente no município de Vitória da Conquista. Acompanhei o reinício desta operação que é extremamente valiosa para o desenvolvimento rural da região.
A unidade voltou a funcionar, com a capacidade produtiva diária de processamento de 100 toneladas de mandioca, na produção de fécula e seus derivados. Liderada pela Cooperativa Mista Agropecuária de Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia (Coopasub), em parceria com um grupo de empresários, o empreendimento já começou provar o seu valor.
Nesta parceria todos saem vitoriosos: os agricultores familiares produtores de mandioca têm na Fecularia uma garantia para escoarem sua produção a um valor que poderá aumentar de acordo com o nível de amido presente na mandioca e incremento de produção: Os empresários, o valor agregado viabiliza a comercialização dos produtos derivados. Um bom exemplo é diversos tipos de biscoitos, comercializados para consumidores das classes D e E. Temos um mercado potencialmente enorme e com possibilidade de contínua expansão. É famoso e bom “ganha-ganha”.
Para se ter uma ideia da dimensão do que envolve este projeto, a cooperativa Coopasub possui 2.232 filiados, de 18 municípios do Território Sudoeste Baiano, sendo cerca de mil cooperados dos municípios de Vitória da Conquista, Belo Campo e Tremedal, fornecendo a mandioca para a fecularia.
Restabelecer a Fecularia Conquista é um enorme passo para os agricultores familiares e economia local. Tenho certeza que esta retomada será exitosa e tende a crescer ano após ano!
#Aquiétrabalho
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe