Cerca de 400 mil pessoas são afetadas por acidentes de trânsito no Brasil todos os anos. Na Bahia, em 2017, 3 mil mortes foram registradas, de acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Com o objetivo de reduzir as ocorrências em 20% no estado, até 2019, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) lançou o projeto ‘Educação para o Trânsito’ nesta terça-feira (25), durante o 3º Workshop de Segurança Viária.
A iniciativa dá continuidade às ações do Governo do Estado no período de janeiro de 2016 a setembro de 2018, que resultaram numa redução de 18% no número de acidentes. No evento, o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, destacou que a Seinfra tem promovido ações corretivas focadas na política de prevenção nacional, como o aumento de policiamento, instalação de radares para controle de velocidade e blitz com aparelho etilômetro para medir a quantidade de teor de bebida alcoólica.
*Multiplicadores*
Segundo o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), Jarbas Carvalho, o caminho para a redução do número de acidentes é a conscientização. “Sem educação, não há como mudar comportamentos. Por isso, esse projeto lançado hoje é tão importante. A ideia é realizar ações em escolas da rede pública, com alunos do 5º e 6º ano. Nossa intenção é o despertar nesses adolescentes um entendimento para que possam agir como multiplicadores de ações preventivas em suas casas”.
As aulas vão acontecer como um curso, com dez encontros. No final, os estudantes farão uma redação sobre o que aprenderam e os melhores serão premiados. Todos os processos são considerados um fomentador para que os futuros condutores cresçam já sabendo se comportar no trânsito.
*Mobilização*
Realizado no auditório da Seinfra, o workshop acontece durante a Semana Nacional de Trânsito, que esse ano tem como tema ‘Nós Somos o Trânsito’. A iniciativa é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas, promovidas por órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito.
Além do projeto apresentado, o workshop inclui palestras sobre comportamento, debates e ações educativas. As atividades são organizadas pela Seinfra, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Polícia Militar da Bahia (PMBA) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
*_Repórter: Tácio Santos_*
*_Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA_*