Em vigor desde o dia 7 de maio, o lockdown em 16 cidades do Pará chega ao fim a partir desta segunda-feira (25), determinou o governo do Estado. Apesar do encerramento do bloqueio total, as regras de distanciamento social continuarão mantidas.
Segundo o novo decreto imposto para conter o avanço da pandemia do coronavírus, permanecerão suspensas as aulas nas redes pública e privada, assim como qualquer tipo de reunião com dez ou mais pessoas, como missas e manifestações.
Também permanecem fechados shoppings, academias, salões de beleza, bares e restaurantes, que podem continuar a funcionar apenas por meio de delivery.
Nas redes sociais, o governador Helder Barbalho (MDB) disse que o estado entrará em um meio termo entre lockdown e isolamento e o que o retorno deve ser responsável e gradativo.
“Vamos saindo aos poucos, com responsabilidade, das medidas mais restritivas, observando os resultados a cada dia”, afirmou.
Barbalho também disse que o confinamento produziu resultados positivos quanto ao controle da doença. “Está comprovado tecnicamente que a curva epidemiológica vem caindo, que o número de contágios vem caindo, que o número de óbitos vem caindo”, disse.
O Pará soma 24.465 casos confirmados da doença e 2.216 mortes. No dia 7 de maio, data de início do lockdown, o estado totalizava 19.542 casos e 1.428 mortes.