Na próxima semana, o governo estadual vai iniciar o projeto-piloto que garantirá a circulação de ônibus elétricos e também movidos a gás, respectivamente, pelo Subúrbio Ferroviário e pela Região Metropolitana de Salvador. Visando contribuir para tornar o sistema de transporte da capital sustentável, a novidade foi anunciada pelo governador Rui Costa, durante a edição da noite desta terça-feira (20) do Papo Correria.
Rui contou que os ônibus elétricos vão fazer o trajeto entre a Ilha de São João e a Estação Pirajá do Metrô. “Vamos disponibilizar ônibus elétricos, que rodam mais de 200 quilômetros sem precisar carregar, para a população que precisa passar pelos bairros de Ilha de São João, Paripe, Periperi, Lobato, chegando à Estação do Metrô que foi instalada em Pirajá. Ao todo, serão seis ônibus circulando ainda este ano”, garantiu o governador.
O primeiro veículo já chega próxima semana, quando uma viagem-teste com a presença do governador deve ser realizada. “Quero ver, junto com as pessoas, o quanto esses ônibus são silenciosos e importantes para o meio ambiente”, declarou.
O governador ainda anunciou a chegada de um ônibus movido a gás natural que deverá transitar pela Região Metropolitana de Salvador. “Dessa forma, vamos modernizando o transporte público, dentro de uma estratégia de um estado verde, moderno e que cuida do meio ambiente”, concluiu.
Antecipação do pagamento dos servidores
Rui anunciou, ainda, que, por conta da comemoração do Dia do Servidor Público Estadual (28 de outubro), que neste ano será celebrado excepcionalmente no próximo dia 30, o governo baiano vai efetuar o pagamento do salário dos 280 mil servidores ativos, inativos e pensionistas no penúltimo dia útil deste mês (29). “O pagamento será feito em lote único, um dia antes da programação original, permitindo que o servidor aproveite os feriados já com o salário na conta”, assegurou.
Todos os meses, o Governo da Bahia destina aproximadamente R$1,6 bilhão para o pagamento da folha de ativos, inativos e pensionistas. A programação de pagamento dos salários volta ao calendário original, com depósitos feitos no último dia útil do mês, a partir de novembro. O feriado também será celebrado no dia 30 de outubro, quando não haverá expediente na administração estadual baiana, com exceção dos serviços essenciais que não admitam interrupções.
Repórter: Renata Preza