O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou nesta segunda-feira(4) da abertura da 9ª edição do Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. Ao lado da ministra da saúde Nísia Trindade, da secretária da pasta estadual Roberta Santana, e outras autoridades, o chefe do Executivo baiano destacou a importância do evento para fortalecer o debate iniciado em julho na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorreu em Brasília, e qualificar o atendimento no estado.
“É um marco esse 9º Congresso acontecer aqui em Salvador, para a gente poder aprofundar as questões, dialogar com os secretários, avaliar o que já fizemos e os passos seguintes, para enfrentarmos os principais problemas da saúde”, declarou o governador. O evento que acontece até o dia 6 de setembro, no Centro de Convenções de Salvador, tem como foco central discutir as especificidades do Norte e do Nordeste na rede SUS.
No primeiro dia, os gestores e profissionais da saúde dos 16 estados das duas regiões do país conversaram sobre a atenção primária à saúde; vigilância em saúde; ciência, tecnologia e inovação; atenção especializada, gestão, regionalização do SUS e outros temas. Nos três dias, o congresso prevê um público estimado de quatro mil pessoas de diversas áreas da saúde e de organizações da sociedade civil que realizam projetos para a saúde pública. Além dos dois mil secretários do Norte e Nordeste do Brasil.