O laboratório especializado em segurança digital da PSafe (Dfndr Lab) identificou novos links de um golpe que promete o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para enganar beneficiários. Até o último acesso, mais de 100 mil pessoas já foram vítimas do golpe.
Os golpistas prometem facilitar o recebimento do valor de R$ 1.045, creditado pela Caixa Econômica Federal, de acordo com o mês de nascimento, em contas poupanças sociais digitais abertas em nome dos trabalhadores. Em geral, na página falsa, os golpistas solicitam dados pessoais das vítimas e, em seguida, pedem o compartilhamento do link falso com seus contatos, como uma suposta garantia para o recebimento de R$ 1.045.
A dinâmica já havia sido observada em outros ciberataques, como o que prometia o cadastramento no programa de auxílio emergencial do Governo Federal. No entanto, diferentemente do primeiro golpe, este ainda redireciona a vítima para uma página que solicita permissão para o envio de notificações. “Quando a vítima concede, os criminosos podem se utilizar para enviar propagandas, com as quais lucram”, alerta o diretor do Dfndr Lab, Emilio Simoni.