O Grupo Gay da Bahia (GGB) tem o orgulho de anunciar o lançamento da cartilha “É Preciso Abordar do Jeito Certo”, uma importante ferramenta educacional desenvolvida para orientar policiais e guardas municipais na abordagem de pessoas LGBT+.
A entidade relata que longo 44 anos de atuação pode-se encontrar registros dramáticos, travesti cortavam os braços com gilete como “habeas Corpus” para não ser presa pela polícia, ou quando a polícia invadia a antiga boate Tropical na rua Pau da Bandeira, mandava ascender a luz braça, sem cometer nenhum crime a pessoa era jogada no camburão. “ De lá para cá aconteceram pequenas mudanças nas condutas das abordagens, especialmente com o advento do uso celular pelos civis que se tornou arma de defesa” Essa mudança de conduta teve início em 4 de agosto de 1998 ás travestis Joice (Juremar Oliveira do Carmo) Luana (Junior da Silva Lago) em uma abordagem foram submetidas a crueldade dos Policiais Militares, ainda obrigadas entrarem no mar revolto da praia de Flamego, Stella Maris.
A partir do depoimento de Joice, identificamos que foram policiais da 15ª CIA Independente da Pituba. Os próprios militares revelaram isso as travestis na Tituba: “Agora não pode encontrar a mão em vocês”.
A LGBTfobia Institucional nas corporações vai diminuir quando começar uma mudança por dentro com a intuição de grupo de afinidade para desenvolver procedimentos operacionais dos grupos de afinidades LGBT+.
A cartilha, editada por Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, é uma iniciativa importante para combater a homotransfobia e promover a inclusão e o respeito às diversidades sexual e de gênero, inclusive dentro das instituições de segurança pública.
A publicação coloca em evidência chamando atenção para a importância da legalidade, impessoalidade, e da empatia no tratamento de pessoas LGBT+, destacando os princípios fundamentais que devem guiar a atuação dos profissionais de segurança pública quando na abordagem
Destaques da Cartilha
• Direitos Humanos: A cartilha reforça os direitos humanos, enfatizando a igualdade, liberdade e dignidade de todos os seres humanos, conforme estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
• Respeito à Diversidade: Destaca a necessidade de respeitar as diferenças e agir com fraternidade, promovendo um ambiente inclusivo e igualitário.
• Orientações Práticas: Fornece orientações específicas sobre como lidar com a população LGBTQI+ durante abordagens policiais, garantindo tratamento igualitário e evitando comportamentos discriminatórios.
• Empatia e Inclusão: Enfatiza a importância da compreensão e empatia por parte dos policiais em relação à população LGBT+, muitos dos quais enfrentam dificuldades desde adolescência vivem em situações de vulnerabilidade.
• Combate à Homofobia: Ressalta a responsabilidade dos bons profissionais da segurança pública em repreender comportamentos inadequados de seus colegas, promovendo uma imagem institucional positiva.
Pontos-Chave da Cartilha
• Reconhecimento e Respeito: Importância de reconhecer e respeitar profissionais LGBT+ dentro das instituições de segurança, criar ambiente seguro para os LGBT+
• Igualdade na Abordagem: A orientação sexual de um cidadão não deve influenciar sua abordagem pela polícia.
• Tratamento Digno: Necessidade de um tratamento respeitoso e adequado aos membros da comunidade LGBT+ durante abordagens e atendimentos em delegacias.
• Pronome de Tratamento: Respeito à identidade de gênero adotada pelas pessoas abordadas, perguntando qual a melhor forma de tratamento.
• Uso do Banheiro: Direito de mulheres trans e travestis utilizarem o banheiro de acordo com sua identidade de gênero, conforme reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal.
Importância da Cartilha
Esta cartilha é um passo importante na promoção de um ambiente mais inclusivo e justo para todos os cidadãos, reconhecendo a humanidade e a individualidade de cada pessoa LGBT+. Ao promover o respeito e a dignidade humana, a cartilha visa transformar a prática policial, assegurando a vida e a dignidade de todos. Sobre o Grupo Gay da Bahia (GGB): Fundado em 1980, o GGB é a primeira organização de defesa dos direitos LGBT no Brasil. Com uma longa história de ativismo e luta pela igualdade, o GGB continua a ser uma voz poderosa na promoção dos direitos humanos e na luta contra a homofobia no país.
Serviço
• Evento: Lançamento online da Cartilha “É Preciso Abordar do Jeito Certo”
• Data: Sábado, 1 de junho de 2024
• Local: www.grupogaydabahia.com.br
• Nossos contatos: 71 99989-4748 / 988430100
• ggbbahia@gmail.com
Disponível, gratuitamente, no link: https://grupogaydabahia.com.br/lancamento-online/