José Sérgio Gabrielli é economista, professor da Universidade Federal da Bahia e ex-presidente da Petrobrás. No Polêmicas Contemporâneas desta segunda-feira (22) ele vai falar sobre ‘Austeridade e Crise Social’. A exibição é às 23h, na TVE Bahia.
No âmbito da economia, austeridade significa ter um maior rigor no controle de gastos. Aparentemente abstrato, Gabrielli questiona, na sua apresentação, o conceito bom da palavra, e o transforma em um conceito que justifica miséria, cortes e aumento das desigualdades. Segundo o economista, as pessoas não gastam apenas o que ganham porque têm a capacidade de recorrer aos sistemas de crédito e empréstimos. “A maior parte das pessoas pagam prestações e dentro das prestações existem juros, ou seja, a pessoa paga mais do que se tivesse juntado dinheiro para pagar à vista”, afirma.
Gabrielli diz que com as empresas e com o governo a lógica é a mesma, pois trabalham com um alto grau de endividamento. O professor avalia que a situação é ainda pior no governo, pelo fato de poder emitir moeda e criar condições para se financiar, além da possibilidade de tirar dinheiro das empresas e das pessoas através dos impostos. No programa, Gabrielli faz ainda uma reflexão sobre os últimos anos mundo no que se refere ao processo de aumento das transações e relações financeiras.
A série Polêmicas Contemporâneas é uma realização da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/UFBA), do Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação Brasileira (Diversifica/UFRB) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
*Acompanhe a TVE nas redes sociais:*
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
instagram.com/tvebahia
*SERVIÇO:*
*Polêmicas Contemporâneas: ‘Austeridade e Crise Social’*
Dia: Segunda-feira (22), às 23h. Reapresentação: Quarta-feira (24), às 19h.
Onde: TVE, Portal