Cerca de 500 doses da vacina contra Covid-19 da empresa Moderna tiveram de ser descartadas após um funcionário da rede de hospitais Aurora Medical Center remover de próposito 57 frascos do refrigerador da farmácia, em Wisconsin. O imunizante deve ser guardado a -20º por até seis meses.
A informação foi conformada nesta quarta-feira (30/12), pela própria rede de hospitais a CNN. O centro médico também afirma que o funcionário foi demitido. “Estamos claramente desapontados e lamentamos que isso tenha acontecido”, diz a nota.
“Infelizmente, a maior parte [das doses] teve de ser descartada devido aos requisitos de temperatura de armazenamento necessários para manter sua viabilidade”, diz o comunicado.
Antes do descarte, algumas das doses removidas do refrigerador puderam ser utilizadas para vacinar membros da equipe, dentro da janela aprovada de 12 horas após a refrigeração. No entanto, a maior parte das doses do imunizante não pôde ser utilizada.
O funcionário, que não teve o nome divulgado, confessou ter estragado a vacina de próposito, mas ainda não revelou os motivos que o levaram a isso.