A ascensão do mercado de franquias é uma realidade no Brasil. Somente no primeiro trimestre deste ano, o setor movimentou R$ 50 bilhões e registrou um crescimento de 17,2% no faturamento, se comparado ao mesmo período no ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A escolha do melhor nicho para investimento para quem deseja entrar na área é geralmente motivo de dúvidas e, neste sentido, o economista baiano e empresário da área, Diogo Dumet, afirma que os setores de alimentação, saúde, estética e beleza lideram o ranking de preferências.
“Essas prioridades existem porque estamos falando de áreas com negócios de grande demanda e que costumam ser mais resistentes às crises. Por isso, costumam crescer mais e atrair olhares dos investidores. Na Bahia, por exemplo, a JOPEB, que atua com conserto de equipamentos de gastronomia, a Kings Pizza e a DR Esmalteria são franquias que atuam direta e indiretamente com os nichos em questão e estão em franco crescimento na atualidade”, explica o economista, que também é CEO da MPDUMET, empresa de referência em formatação e expansão de franquias na Bahia, no Brasil e, em breve, em Portugal.
Outro ponto interessante das franquias é saber quem investe mais no ramo. Segundo balanço de 2023 da ABF, com 39% aparece o empreendedor iniciante, que é aquela pessoa que busca independência financeira e alavancagem de renda. Na sequência, com 29%, vem o de perfil mais profissional, que também quer ser independente financeiramente e obter realização profissional. Ocupando o terceiro lugar, temos o potencial investidor, que valoriza segurança e estabilidade, além de ter o sonho do próprio negócio. Com exceção dos dois primeiros perfis, que têm homens predominantes, o último perfil é encabeçado por mulheres em sua maioria, com 51%.
Por que investir em franquias?
Para quem deseja investir na área, Diogo Dumet dá algumas recomendações. “O primeiro passo é pesquisar os segmentos e as marcas de interesse, depois estudar como funciona o sistema de franquias e buscar informações sobre a franqueadora. É interessante ainda verificar se a franqueadora é filiada à ABF, entrar em contato com outros franqueados e, por último, mas não menos importante, ter ao lado alguém que entenda do assunto. Então, é fundamental investir na contratação de uma empresa com a finalidade de orientar, formatar ou expandir a franquia adequada para você e o seu bolso”, detalha o especialista no assunto, que possui em seu currículo a estruturação de mais de 100 marcas e mais de 350 contratos de franquias.
Por: Catharine Matos – Lume Comunicação
Imagem: ilustração / Freepik