Acompanhado de especialistas do Sesc e do IIPE UNESCO, o criador do projeto “A cidade das crianças” discute as diretrizes para o planejamento do retorno às salas de aula
No próximo dia 24 de junho, o psicopedagogo italiano Francesco Tonucci participa do webinar Como planejar a volta às salas de aula? Aprendizados sobre a relação escola-famílias em tempos de COVID-19, organizado pelo Instituto Internacional de Planejamento Educacional da UNESCO em parceria com o Serviço Social do Comércio – Sesc. O seminário virtual é aberto ao público e trará uma reflexão sobre a planificação para a reabertura das escolas no Brasil e na América Latina.
Desde o início da pandemia de COVID-19, Tonucci tem defendido formas criativas de dar continuidade ao processo educacional e se mostrado cético aos anseios e tentativas de manter a mesma estrutura pedagógica em um mundo onde tudo subitamente mudou.
Se durante o período de quarentena seu conceito de “casa laboratório” propõe uma aprendizagem a partir da experimentação das possibilidades que o ambiente doméstico oferece, a proposta para o momento pós-pandemia é que o mundo explorado dentro de casa não seja esquecido e possa transformar o ambiente escolar.
Mas o horizonte de uma reinvenção da escola ainda deixa no ar muitas perguntas: Como garantir processos de interação com o distanciamento social necessário? Como serão implementados os protocolos de cuidados na rotina escolar? Quais serão as consequências para crianças e adolescentes do aumento da desigualdade gerado pela crise sanitária?
Planejar uma escola pós-pandemia será um desafio sem precedentes e demandará esforços de toda a comunidade educacional. “Mais do que nunca, é preciso planejar o que deve ser feito para evitar ou amenizar os danos, melhorar as ações para assegurar a continuidade da educação e desenvolver novas estratégias para o futuro”, conclui Gladys Kochen, coordenadora da área de Formação do IIPE.
“O caráter educativo é um norte nas ações do Sesc, pois entendemos que a partir da educação, o cidadão tem oportunidades de se desenvolver integralmente e contribuir para um mundo melhor. Neste novo cenário que se descortina pós-pandemia, a educação terá um papel fundamental. A conferência com o psicopedagogo Francesco Tonucci é um passo importante neste debate e certamente vai ajudar ao Sesc e a toda comunidade escolar na construção desta nova realidade educacional”, disse a gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesc, Cynthia Maria Campelo Rodrigues
A transmissão do webinar Como planejar a volta às salas de aula? Aprendizados sobre a relação escola-famílias em tempos de COVID-19 será feita pelo site do IIPE UNESCO, Escritório para América Latina. Os participantes receberão certificado. Para participar, basta realizar a inscrição no site antes do início do evento: https://www.buenosaires.iiep.unesco.org/pt/perfil/login?destination=/pt/node/867/inscripcion.
Serviço
Webinar: Como planejar a volta às salas de aula? Aprendizados sobre a relação escola-famílias em tempos de COVID-19
Palestrante: Francesco Tonucci, também conhecido como Frato, é psicopedagogo e chargista. Foi pesquisador do Instituto Psicológico do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, e mais tarde diretor do departamento de psicopedagogia. Criador do projeto “A cidade das crianças” (La città dei bambini), iniciado em 1991, Tonucci é conhecido mundialmente por defender a importância das crianças na organização e na vida das cidades.
Moderadoras: Gladys Kochen, Coordenadora de Formação do Escritório para a América Latina do IIPE UNESCO e Gilvania Ferreira Porto, Analista da Área de Educação do Departamento Nacional do Sesc.
Dia: Quarta-feira, 24 de junho de 2020.
Hora: 14h30 (GMT -3).
Duração: 90 minutos.
Idioma: Espanhol e português, com legendas.
Sobre o Sesc
O Sesc – Serviço Social do Comércio foi criado com objetivo de proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares. Mantido pelos empresários do setor, atua nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência, promovendo atividades que oferecem ao seu público a possibilidade de autonomia e desenvolvimento pleno de suas potencialidades. Atua em todos os segmentos da Educação Básica – da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos – e em projetos de Educação Complementar, colocando o estudante no centro do processo de ensino, com objetivo de favorecer o autoconhecimento, instigar o pensamento crítico e a autonomia intelectual, estimular a criatividade e o uso de novas tecnologias. Neste período de distanciamento social, o Sesc tem utilizado ambientes virtuais para levar aos estudantes as mais diversas atividades e disponibilizado documentos e e-books, como forma de auxiliar os processos de aproximação da familia com a escola durante este período.
http://www.sesc.com.br/portal/noticias/educacao/o+que+fazer+na+quarentena
www.sesc.com.br
Sobre o IIPE UNESCO, Escritório para a América Latina
O Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIPE) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) tem como mandato auxiliar os Estados-membros no planejamento e gestão de seus sistemas educacionais e assessorá-los no cumprimento da Agenda Educação 2030. Durante a emergência da educação causada pela pandemia, o IIPE oferece apoio aos países através de um conjunto de recursos, que incluem uma Sistematização de respostas dos sistemas educacionais latino-americanos à crise da COVID-19, uma comunidade de prática com fóruns e mesas de trabalho virtuais para funcionários da educação e um Curso Virtual de Planejamento com Sensibilidade às Crises.