A foto de um bebê que nasceu segurando o Dispositivo Intra Uterino (DIU) da mãe, no Hospital Internacional Hai Phong, na cidade de Hai Phong, no norte do Vietnã, circulou pela internet nesta terça (7/7). Apesar de o aparelho ser colocado no útero da mulher para que ela não engravide, a criança nasceu saudável e trouxe o DIU para fora do corpo em sua mão.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal britânico The Mirror na segunda-feira (6/7), a mãe, de 34 anos, possui outros dois filhos. A foto foi tirada pelo obstetra Tran Viet Phuong, que contou que o dispositivo saiu quando o bebê nasceu.
Phuong disse que achou curioso o nascimento. “Após o parto, achei interessante ele segurar o dispositivo, então tirei uma foto. Nunca pensei que fosse receber tanta atenção”, informou à midia local. O que a reportagem em inglês não explica é se o récem-nascido já estava segurando ao nascer ou se o aparelho foi colocado apenas para a foto.
A ginecologista Camila Bulhões explicou que, embora o bebê e o DIU fiquem no útero, a criança não pode segurar o dispositivo. “Saiu porque estava dentro do útero e o bebê também, mas o bebê estava na cavidade amniótica. O DIU não poderia estar lá dentro, deve ter sido colocado para a foto”, explicou.
Sobre o risco de engravidar usando o instrumento, a doutora responde: “Risco de falha tem em qualquer método, mas como a pilula e a camisinha não colocam no útero, não tiram foto com bebê segurando”.