Hoje, 16 de março, é o Dia Nacional de Conscientização das Mudanças Climáticas. Já para o dia 19, diversos grupos da sociedade civil organizam a Greve Geral pelo Clima. As iniciativas são importantes para preenchermos o calendário anual de mobilização a fim de aumentar o alerta e engajamento da população, políticos e empresas para ações efetivas que reduzam drasticamente as emissões dos gases do efeito estufa.
Na Capital Baiana, o Fórum Clima Salvador, organizado pela sociedade civil, engrossa essas vozes e chama a atenção dos soteropolitanos para o maior desafio da humanidade ao mesmo tempo que anuncia, com entusiasmo, a assinatura de uma parceria com o Ministério Público da Bahia. O projeto do Fórum Clima Salvador foi selecionado pela chamada pública da Promotoria de Habitação e Urbanismo. Com o apoio, serão implementadas ações de comunicação das mudanças climáticas para o público de Salvador e região, organizadas pelo Fórum.
Para a coordenadora do Fórum, Letícia Moura, “a Promotoria de Habitação e Urbanismo do Ministério Público da Bahia demonstra mais uma vez e de forma exemplar o seu compromisso institucional com os interesses coletivos de Salvador”. Ela ainda lembra que “segundo o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, Salvador é uma das cidades mais vulneráveis do Brasil a seus efeitos, como deslizamentos em encostas e elevação do nível do mar.”
Para saber mais, acompanhe o coletivo em www.instagram.com/forumclimasalvador, visite o site www.forumclimasalvador.org ou escreva pra gente em forumclimasalvador@gmail.com