Em entrevista ao bahia.ba, o secretário da Casa Civil do Estado, Afonso Florence, disse nesta sexta-feira (20) que o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), faz campanha antecipada e que segue os passos de seu antecessor, ACM Neto. “O prefeito Bruno Reis, em pré-campanha antecipada, repete a estratégia do prefeito anterior, ACM Neto, candidato derrotado ao governo do Estado na eleição de 2022. Ao invés de fazer política pública de educação básica, faz uma terceirização. Há quem chame de ‘valcherização’”, afirmou.
“O município não tem creche, o município não tem uma educação fundamental de qualidade, mas faz convênio com setor privado. Na saúde, a cobertura da atenção básica é precaríssima, e ele gosta de capturar imagem de opinião pública através de festa e de frases de efeito. Ele e o grupo dele”, continuou o secretário, em resposta ao gestor municipal, que, durante evento que marcou o início da Virada Esportiva 2023, disse nesta sexta que o governo de Jerônimo Rodrigues “esquece de resolver problemas que estão trazendo graves consequências, como a segurança pública.”
A isso, Florence destacou que o grupo aliado do prefeito “faz sempre uma propaganda negativa” da atuação de segurança do Estado, mas defende que “o governo que tem combatido crime organizado, que tem combatido milícias, facções e que tem resultados objetivos positivos, mas como a filosofia dele é quanto pior, melhor, para tentar colher dividendos eleitorais, faz uma fala como essa para inverter o óbvio.”
O deputado diz ainda que Bruno Reis já se comporta como candidato. “Quem está fazendo campanha antecipada prejudicando a população é ele, abandonando a gestão pública de qualidade garantindo interesses privados e buscando com isso dividendos eleitorais.”