O senador Flavio Bolsonaro (Republicanos-RJ) enviou uma mensagem de Whastapp ao presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, com bandeirinhas do Brasil como forma de agradecer os elogios que o advogado fez à escolha do desembargador Kássio Nunes Marques ao STF (Supremo Tribunal Federal).
Santa Cruz respondeu parabenizando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela indicação.
Ele mostrou a mensagem de Flavio a outros advogados durante um jantar em João Pessoa, na Paraíba, em um evento de desagravo da ordem a um grupo de defensores que foi preso ilegalmente na cidade.
O gesto marca o distensionamento das relações entre o presidente da OAB e a família Bolsonaro. No começo do mandato, o presidente atacou Santa Cruz fazendo referências à memória do pai dele, desaparecido na ditadura militar. O advogado reagiu com uma interpelação no STF.
?A indicação de Kássio Nunes Marques foi recebida com entusiasmo na OAB. O desembargador tinha ingressado no TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) na vaga da advocacia, eleito em lista tríplice.
Ele é ex-conselheiro federal da entidade e considerado um juiz acessível à defesa.
Em nota no Twitter, Felipe Santa Cruz afirmou que a OAB saudava a indicação e elogiou Kássio Marques. “O desembargador possui todos os pressupostos constitucionais e uma trajetória honrada e de reconhecida eficiência”, escreveu.
A escolha de Bolsonaro surpreendeu os meios jurídicos e políticos, mas o nome dele foi bem aceito por lideranças parlamentares.
Já grupos ideologicamente radicais que apoiam o presidente, liderados por Olavo de Carvalho, bombardearam a indicação. O pastor Silas Malafaia, que esperava emplacar um juiz evangélico na corte, também fez críticas, dizendo que Bolsonaro cometeu um erro “absurdo e vergonhoso”.