Ao som da Orquestra de Berimbaus e Pandeiros de Lauro de Freitas foi aberta, nesta sexta-feira (19), a Festa Turística Étnica Cultural- FESTUR da cidade, reunindo personalidades que representam a diversidade cultural do município – o cacique Wakay, da tribo Kariri-Xocó do Quingoma, a baiana de acarajé de Portão Maria Aparecida, mestres capoeiristas, intelectuais, artistas e poetas.
Emocionada a prefeita Moema Gramacho destacou o momento “feliz” para o conhecimento e a cultura de Lauro de Freitas. “A FESTUR tem tudo a ver com essa cidade rica em sua diversidade e que junto com a Univerão trazem um aspecto bastante positivo que é de mostrar nossa identidade. Eu não nasci em Lauro de Freitas, mas escolhi para morar e o povo me escolheu três vezes para governar. É por isso que vou continuar lutando para defender a identidade do povo”.
O secretário de Cultura e Turismo, Manoel Carlos dos Santos, deu as boas-vindas ao público e fez o convite para que conheçam Lauro de Freitas um pouco mais. “A cultura é algo extremamente positiva e vem andando junto com a educação, seguindo um modelo de gestão da prefeita Moema Gramacho. Vamos festejar e conhecer a história, a cultura e o turismo da nossa cidade.”
Para o secretário de Educação a expectativa é que essa dobradinha com a Secretaria de Cultura e Turismo – SECULT aconteça novamente e a Univerão/Festur vire uma marca em Lauro de Freitas. “Ter ideias todo mundo tem, mas é necessário que tenhamos ao nosso lado pessoas que nos dê forças e apoio para que possamos fazer acontecer. E em Lauro de Freitas contamos com uma prefeita que está sendo a reitora da maior universidade do Brasil e que nos dá todo suporte necessário”.
No encerramento da cerimônia, o Coral da Unilab – Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira e os grupos de dança Embaixada da África encantaram a plateia com o molejo dos dançarinos e Beijuzeiras de Areia Branca, que resgataram a história das beijuzeiras de Lauro de Freitas.
Geraldo Azevedo e Cavalgada
A Festa Turística continuou durante todo o dia na Praça da Matriz e Martiniano Maia com Feira de Artesanato e apresentação de grupos de dança. Para a noite estava programado o show dos artistas Raimundo Sodré e Mateus Aleluia.
A programação do sábado será aberta com Cortejo Cultural, às 8h, seguida de Roda de Conversa em homenagem à Década da Afrodescendência, às 10h, na Câmara de Vereadores, Festival de Capoeira, às 15h, e apresentação da Orquestra de Pandeiros, às 18h, na Praça. No Parque Ecológico, às 15h, o público pode conferir a apresentação do cantor Geraldo Azevedo. O domingo terá programação intensa. Missa do Vaqueiro, às 11h, na Praça da Matriz, Festa do Vaqueiro, às 12 h, com concursos de berrante, aboio, toada, vaqueiro mais encourado e melhor cordel. Às 14h, sai a Cavalgada do Parque do Saber. A Univerão/Festur será encerrada às 20h, com show de Diogo Nogueira, na Praça da Matriz.
A programação cultural da FESTUR está disponível no site da Prefeitura http://www.laurodefreitas.ba.gov.br/site/noticia/programacao-cultural-festur-2018/490