Maria Aparecida Mendes é uma legítima representante da força feminina da Bahia.
Ela participou do encontro do Grupo Mulheres do Brasil, que aconteceu em São Paulo e reuniu mulheres vencedoras, que conquistaram o sucesso através do empreendedorismo.
Neste encontro nacional, tivemos a participação de mulheres extraordinárias em suas áreas de atuação. O evento contou com a participação do jornalista e apresentador Pedro Bial, além de personalidades do mundo dos negócios como Luíza Helena Trajano, do grupo de varejo Magazine Luíza.
No entanto, quem sacudiu a plateia com um depoimento que representa a luta das mulheres brasileiras foi a alagoana e baiana de coração, Maria aparecida.
Em seu discurso ela destacou: “Nós mulheres brasileiras, nordestinas, negras, quilombolas, indígenas, todas nós, dentro das nossas áreas de atuação somos gigantes. Somos gigantes pela natureza feminina. Somos mulheres gigantes pela própria natureza”.
A vida de Maria Aparecida, assim como de tantas outras mulheres é digna de um filme.
Nascida em Alagoas e filha de pescadores, começou o seu ofício desde a infância. Nesta mesma época, a família decidiu migrar para Paulo Afonso, na Bahia, onde Cida passou parte da sua juventude até começar a sua saga vitoriosa em Sobradinho, local que ainda trabalha e reside.
A sua luta, antes de tudo, foi para quebrar paradigmas e superar o machismo.
Os pescadores em sua imensa maioria é um grupo formado por homens, vencer neste ambiente não é fácil.
Mas a forte Maria Aparecida venceu com honras e méritos. Cida é a primeira mulher a possuir a carteira de pescadora artesanal no país.
A sua luta inspiradora parece a da personagem Santiago, o velho pescador cubano do livro de Hemingway, O Velho e Mar. Na sua incrível trajetória, Cida se tornou uma das fundadoras da Cooperativa de Pescado e Comercialização de Sobradinho (Coopes), que reúne, desde 2003, em sua maioria mulheres pescadoras artesãs. Ela ocupou o cargo de presidente no período de 2003 a 2013, voltando a ocupar a função de 2016 até o dia 28 de novembro de 2019.
Tanta realização não bastou. Maria Aparecida decidiu deixar a presidência da cooperativa e seu objetivo agora é fazer brilhar outras mulheres!
Atualmente, se dedica às capacitações que realiza em diversos municípios baianos, voltadas para o beneficiamento do pescado, agregação de valor, confecções de produtos e reciclagem do resíduo gerado por esses produtos.
Parabéns, Maria Aparecida Mendes!
Gigante que domou rios e mares e tornou-se um símbolo de luta das Agricultoras Familiares!
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!