O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, usou seu perfil no Twitter para divulgar críticas ao governo, com relação ao enfrentamento da pandemia de Covid-19. Em um tuíte publicado na rede social, ele afirmou que o Brasil está “sem rumo” e exaltou o uso da ciência.
“Mais de 60.000 pessoas perdidas. Nau sem rumo. Força SUS. Força Minas, Região Centro Oeste e Regiao Sul. Governos passam. Quem preserva A VIDA pode ter a chance de comemorar o que a CIÊNCIA trará!”, escreveu o médico, que deixou o cargo de titular da pasta no dia 16 de abril, após ser demitido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
No início desta semana, o também ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, chegou a dizer que o Brasil “não aprende com os erros cometidos durante a pandemia”, e defendeu uma reforma completa nas ações de combate ao vírus.
“Não temos um aprendizado com o que está acontecendo. O isolamento vai e volta, mas não vejo ninguém explicando porque deu certo ou errado. A discussão do lockdown é pobre, cada vez mais difícil de conseguir. A reação é cada vez mais difícil. Todo mundo deveria tentar criar um programa único (de medidas de distanciamento) e recomeçar do zero. Essa situação da pandemia não tem hora para acabar”, declarou Teich, durante entrevista à Rádio Eldorado.
Ambos os ex-ministros alegaram, após deixar a pasta, que tiveram algumas divergências com o presidente sobre a maneira de conduzir as ações de combate na pandemia