Tive a honra de abrir o evento Sororidade e Violência Contra as Mulheres, promovido pela SDR.
Participaram gestores, técnicos e colaboradores da secretaria, além de palestrantes convidadas, como a Major Denice, ex-comandante da Ronda Maria da Penha.
Considero este tema prioritário dentre outros importantes para a sociedade.
Sororidade significa a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.
Neste movimento, as mulheres são protagonistas absolutas.
Contudo, os conjuntos de atores sociais precisam aderir e combater a violência contra as mulheres.
O evento aconteceu em 9 de março, um dia após a data oficial do Dia Internacional da Mulher.
Na ocasião, lembrei de como essa luta nasceu, quando centenas de operárias morreram queimadas por policiais em uma fábrica têxtil de Nova York (EUA), quando reivindicavam a redução da jornada de trabalho e o direito à licença-maternidade.
É preciso rememorar o quanto as mulheres lutaram e conquistaram até aqui para que continuem na luta pelos seus direitos.
A plateia, majoritariamente formada por mulheres, abrilhantou o evento fortalecendo a luta nesta causa humanitária.
A SDR por meio dos seus programas Pró-Semiárido, Bahia Produtiva, Bahiater, dentre outros, tem implantado uma série de políticas públicas que empoderam as mulheres, seja através da emancipação financeira, organização coletiva ou até mesmo no apoio emocional às mulheres do campo, que agora podem contar com o apoio do Estado para superar suas dificuldades – que não são poucas.
Parabéns, mulheres!
Agradeço a participação de vocês neste evento que nos coloca ainda mais firmes na erradicação de todo e qualquer tipo de violência contra as mulheres.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!