Hoje pela manhã, mais uma vez, estive em um evento na Câmara de Vereadores, desta feita foi pra acompanhar a segunda Audiência Pública da LOA-Lei Orcamentária Anual.
Na Mesa, Naide Brito, PT, edil presidenta da Casa Legislativa , Caio Marques, Superintendente de Compras da secretária da Fazenda e mais a vereadora Miriam Martinez, PSD.
O objetivo da Audiência Pública da LOA é cumprir uma exigência Legal como bem lembrou Dora , funcionária da Fazenda e expositara da matéria, na anterior foi a Selene, ambas quadros de alta competência técnica.
Na platéia, funcionários da Prefeitura e assessores da Câmara, gente interessada como Paulo Vila Mar, Cecé do Lindu e também os que estão em todos os espaços onde haja as figuras do andar de cima, oportunidade de ser visto e amanhã ganhar uma lembrança.
Pois bem , Caio lembrou que o Orçamento é uma peça de ficção , afirmando que nem tudo posto em previsão de receitas e despesas pode ser factível, realizável, mas sem o Orçamento, ponderou Dora, nada pode ser executado pelo Poder Público Municipal.
Ora, a LOA é o coroamento dos debates do OP- Orçamento Participativo, que gerou o PPA- Plano PluriAnual, em seguida a LDO – Lei de Diretrizes Orcamentárias .
Desde lá atrás , em Lauro de Freitas de Moema Gramacho, houve participação popular .
A Audiência Pública foi um momento do cidadão e da cidadã laurofreitense saber com detalhes que Lauro de Freitas em 2019 tem a previsão de receitas e despesas em torno de 560 milhões de reais.
Estes meio bilhão$ pra atender quase 250 mil pessoas do cafezinho ao mais urgente, necessário e caro exame médico, à limpeza pública, educação, mobilidade urbana, lazer, rodar a máquina pública e ao mesmo tempo investir visando o bem estar e uma cidade melhor hoje , amanhã.
Portanto, importante sim, a presença de todos e todas pra não ficar falando abobrinhas nas redes sociais, mas certo que já não é possível sugerir, alterar absolutamente nadica de nada. Daí condenar a ausência de edis é picuinha de pre candidato à vereador(a).
Para concluir, lembremos que o debate é salutar, enriquecedor, porém a verdadeira contribuição vale muito lá nos PGPs, OPs, PPA, os edis na LDO e claro acompanhando o dia a dia de uma Gestão que não subtrai uma vírgula na arte de fazer mais e melhor .
Caminhemos.