Escolhida como sucessora de Mãe Stella de Oxóssi no papel de Iyalorixá do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, que fica no bairro São Gonçalo do Retiro, em Salvador, Ana de Xangô disse que não esperava a surpresa.
“Eu, como filha do Ilê Opô Afonjá há 31 anos, iniciada por Mãe Stella, eu não esperava por essa surpresa e essa grande responsabilidade em reger esse terreiro”, disse Ana em entrevista à TV Bahia neste sábado (28).
“A emoção me tomou conta e, ao mesmo tempo, eu perguntava a Xangô por que fui a escolhida dele. A nova Iyalorixá é uma filha de Xangô também”, ressaltou.
Ela foi escolhida neste sábado (28), após jogo de búzios feito pelo Babalorixá Balbino Daniel de Paula, do terreiro Ilê Axé Opô Aganju, que fica em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. O jogo de búzios foi realizado no Ilê Axé Opô Afonjá.
Fechado desde o falecimento de Mãe Stella, no dia 27 de dezembro de 2018, o terreiro de candomblé é um dos mais importantes do país e carrega o legado de Mãe Stella, que dirigiu a casa por mais de quatro décadas. A casa tem cinco gerações e conta com 300 filhos, que frequentam o local.