Estudantes de Lauro de Freitas vivem o drama pela ausência de ônibus escolares disponibilizados pela prefeitura municipal. Desde e os primeiros meses desse ano que relatos e manifestações do alunado, familiares e Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas(ASPROLF) são registradas, sem contudo ter se resolvido o grave problema que compromete o aprendizado de crianças, adolescentes, jovens e adultos que cursam desde o ensino fundamental ao nível superior, todos usuários do serviço.
No turno noturno, horário mais complicado, por conta da fragilidade do sistema de transporte de massa e falta de integração viária dos bairros, é que a ausência é mais sentida e, quando alunos precisam ir e voltar das faculdades.
Segundo os reclamantes, o prefeito da cidade, Márcio Paiva (PP), retirou os equipamentos mesmo antes do fim do seu mandato.
Em setembro, motoristas da Empresa Asa Bela, responsável pelos serviços de transporte escolar e do auxílio funeral de Lauro de Freitas, realizaram manifestação por conta da falta de pagamento por parte da prefeitura municipal e pararam vários ônibus nas proximidades da prefeitura, no Centro da cidade. Na ocasião, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) informou que uma comissão atendeu os manifestantes, e sinalizou os trâmites para o pagamento ainda na quarta-feira, para a empresa responsável pela intermediação com os profissionais.
No início desse mês de novembro, Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas emitiu uma pequena nota, alegando dificuldades financeira para manutenção do transporte escolar noturno, contudo, os alunos diurnos também sofrem com a redução e às vezes falta do transporte.
Segue nota:
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), apesar da crise financeira que tem afetado os municípios, tem avançado positivamente em todos os setores no âmbito desta gestão e honrado dignamente o compromisso com salários e demais benefícios.
No entanto, na continuidade dos cortes de recursos, a redução de gastos se faz inevitável, sobretudo para que despesas fundamentais sejam preservadas.
Assim, a PMLF determinou mais cortes de despesas na gestão, dentro os quais o transporte escolar noturno. A prefeitura conta com a compreensão de todos, ao tempo em que informa sobre a manutenção do serviço do transporte diurno, que continuará normalmente.
Lauro de Freitas, 07 de novembro de 2016