As apresentações do espetáculo da Companhia de Teatro de Risco, da capital paulista, ocorrem em cinco sessões, para mil educandos, no Cine Teatro, nesta segunda e terça-feira, dias 13 e 14
Com uma proposta de apropriação da arte para estimular a capacidade perceptiva do educando e ampliar seu campo cognitivo, a Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (Semed), por meio de sua Coordenação de Ações da Cidade Educadora e Educação ao Longo da Vida, tem formado parcerias para promoção de espetáculos teatrais. Nesta segunda e terça-feira, dias 13 e 14, os alunos da rede municipal interagem com o espetáculo ‘Uma Comédia Nutritiva’, da companhia de Teatro Risco, de São Paulo.
Trata-se de um musical educativo que, por meio do universo lúdico, discute com as crianças a importância de uma alimentação balanceada e equilibrada, bem como chama a atenção para a necessidade de proteção ao meio ambiente. A atividade é apoiada pela Lei Rouanet, com patrocínio da empresa CCR. Em articulação com a Coordenação de Educação Básica, foram selecionadas nove escolas, seguindo os critérios definidos pelo projeto, como a existência de educação integral, prioridade para o Fundamental I e escolas espacialmente um pouco mais isoladas de dinâmicas como estas.
As apresentações ocorrem em cinco sessões, no Cine Teatro, contemplando ao todo mil estudantes laurofreitenses. Na semana passada, crianças e adolescentes das escolas municipais Vila Nova, em Portão e Jacira mendes, em Itinga, interagiram com o espetáculo do ‘Circo de Só Ler – Teatro de Bonecos’. Um musical que conta a história de um menino que não sabia ler e, com a chegada de um circo bem diferente em sua cidade, ele viaja no mundo mágico da literatura infantil. A promoção foi uma parceria da Prefeitura Municipal com o governo do Estado, por meio do Fazcultura e da Bahiagás.
Uma comédia Nutritiva
No espetáculo apresentado nesta semana, com a ajuda da Nutricionista Intergaláctica, os Nutriamigos, personagens que representam os quatro grupos de alimentos – carboidratos; proteínas; gorduras; e vitaminas, fibras e sais minerais – têm a missão de divulgar a alimentação saudável para todas as crianças do mundo.
O conceito de proteção ao meio ambiente é incorporado ao projeto educativo dos Nutriamigos, que tem como proposta principal mostrar às crianças a importância do equilíbrio para a alimentação saudável. Para isso, contam com a ajuda de Nina, que tem que vencer a Gula, a vilã da história, que tentará derrotar os Nutriamigos, com seu plano arrasador: poluir a água do planeta. Mas os Nutriamigos defenderão o meio ambiente, porque sem água não tem alimento e sem alimento não há vida.
As roupas coloridas trazem adereços com os principais alimentos de cada grupo alimentar, atraindo a atenção das crianças para a função de cada um no organismo. As letras de todas as músicas têm ainda um conteúdo educativo e reforçam o aprendizado, proporcionando momentos de alegria e animação.
Escolas Contempladas com a apresentação:
Escola Municipal Mariza Ipitanga – Centro;
Escola Municipal Capiara – Areia Branca;
Escola Municipal de Quingoma – Quingoma;
Escola Municipal Príncipe da Paz – Vida Nova;
Centro de Atendimento Integrado à Criança (Caic) – Itinga;
Escola Municipal Vila Praiana – Vila Praiana;
Escola Municipal Lagoa dos Patos – Lagoa dos Patos;
Escola Municipal Tenente Gustavo – Areia Branca;
Escola Municipal Aurora Magalhães – Portão.