_A adolescente de apenas 15 anos coleciona mais de 10 medalhas em competições nacionais de matemática_
Competitiva e com muita vontade de aprender, a estudante baiana Maria Clara, de 15 anos, está representando Salvador na Semana Olímpica, organizada pela equipe da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), em Recife (PE). O evento segue até o próximo sábado (23). A aluna do Colégio Anchieta já ganhou mais de 13 prêmios em competições nacionais e não pretende parar por aí.
A Semana Olímpica é um evento realizado pela comissão da OBM anualmente, desde 1998, envolvendo os estudantes medalhistas em competições de matemática de nível nacional. Ou seja, para ser convidado a participar da Semana, os estudantes precisam ser medalhistas em competições como OBMEP, Torneio Meninas na Matemática (TM²) ou outra competição de mesmo nível.
Durante uma semana, os alunos participam de aulas avançadas de Matemática, frequentam palestras de orientação acadêmica e têm a oportunidade de interagir com outros jovens em atividades de lazer. Participam do evento desde alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até estudantes universitários.
As aulas são ministradas por um seleto grupo de professores de diversas partes do Brasil e com ampla experiência em treinamentos para competições de Matemática. Muito mais que apenas a competição acadêmica, o encontro também oferece uma ótima oportunidade para os participantes compartilharem interesses e estreitarem laços de amizade com outros estudantes em diversas regiões do Brasil.
*Importância da preparação*
Maria Clara conta que, há alguns anos, foi desclassificada em uma seletiva para a qual tinha muita expectativa, justamente por uma nota ruim em matemática. Desde o ocorrido, a adolescente tomou o evento com incentivo para estudar a disciplina com mais afinco.
“Foi a partir do 6º ano, quando entrei no Anchieta, que passei a me dedicar mais aos estudos da matemática. Para mim foi muito importante ter o apoio dos professores e da estrutura da escola para conseguir alcançar um desempenho melhor na disciplina”, diz.
Além das atividades regulares, o Anchieta tem comissão especial para cuidar da participação do colégio nas competições de matemática, coordenada pelo professor Rodrigo Santos, e curso preparatório gratuito oferecido à comunidade escolar interessada.
“A participação da Maria Clara na Semana Olímpica é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica do Anchieta, isso representa o investimento que fizemos para o desenvolvimento das competências de nossos estudantes”, explica o diretor da escola, João Augusto Bamberg.
O incentivo aos estudos deu a confiança que Maria Clara precisava para apostar em outras áreas do conhecimento, como é o caso da Astronomia, em que a garota coleciona medalhas (ouro e prata, respectivamente) nos dois últimos anos de competições.
*Lista de premiações de Maria Clara por ano escolar:*
*6º ano- 2019*
[ouro] Canguru de Matemática;
[prata] Olimpíada de Matemática do Estado da Bahia;
[bronze] Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas;
[sem medalhas] Primeiro convite para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática.
*7º ano – 2020*
[bronze] Olimpíada Brasileira de Matemática;
[ouro] Canguru de Matemática;
[prata] Olimpíada de Matemática do Estado da Bahia;
Participou do Programa de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – PIC.
*8º ano – 2021*
[ouro] Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica;
[ouro] Olimpíada Nacional de Ciências;
[ouro] Olimpíada Nacional de Eficiência Energética;
[ouro] Canguru de Matemática;
[bronze] Olimpíada de Matemática do Estado da Bahia;
[sem medalhas] Olimpíada Brasileira de Matemática;
[medalhou e garantiu convite para OBM] Torneio Meninas na Matemática – TM².