“Gordinez saiu da janela e resolveu contar à mãe que estava sofrendo bullying”. Essa frase conta um pouco da história criada pelo aluno de 13 anos, Alisson Santos de Carvalho, da Escola N. Senhora de Lourdes, premiado no IV Concurso de Escritores Escolares.
A solenidade de participação aconteceu nesta quarta-feira (13), no foyer do Teatro Castro Alves – TCA, em Salvador.
O concurso para Escritores Escolares de Poesia e Redação, organizado pela Fundação Pedro Calmon – FPC, bateu recorde na sua quarta edição. Foram 1.170 inscritos em mais de 60 cidades, envolvendo 232 escolas distribuídas pelo estado da Bahia. O estudante da rede municipal de educação de Lauro de Freitas, ficou com a terceira colocação na categoria: redação do ensino fundamental II. A redação conta a história de um garoto vítima de bullying e gordofobia, mas que soube perdoar.
“Estou bastante feliz”, descreveu Alisson, que sonha em ser advogado para defender as pessoas “vítimas de coisas erradas”. Na sua redação “A história de Gordinez” que retrata a vida de um garoto gordinho, alvo de chacotas e preconceito por conta do seu peso, o estudante conta que a motivação para criar o texto parte do seu desejo de combater o bullying na escola.
A certificação do prêmio foi entregue ao estudante pelas mãos do ator e escritor, Aldri Anunciação, que na ocasião, declamou uma poesia e destacou a importância de participar do concurso e desbravar o mundo da literatura. “A escrita do Alisson revela todo um raio X da alma dele. A gente vê a potência da literatura, ela demonstra cantinhos do ser humano que só a escrita criativa expressa”.
Menção Honrosa
Após as premiações, a diretora do livro e da leitura da Fundação Pedro Calmon, Bárbara Falcon, concluiu a cerimônia entregando um certificado de menção honrosa a Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas, por incentivar seus alunos a participarem do IV concurso Escritores Escolares de Poesia e Redação. A menção foi recebida pela coordenadora da Cidade Educadora, Idaci Ferreira, que representou o Secretário de Educação, Paulo Gabriel Nacif. Além da certificação, a Secretaria ganhou um kit de livros.