Um dos principais objetivos da Universidade de Verão (Univerão), o “Espaço da Educação Básica” instalado na Escola Dois de Julho, no bairro de Itinga, realizou atividades que contribuíram para uma política de Cidade Educadora em Lauro de Freitas. Seminário voltado para inclusão e diversidade, cursos de orientação a assistência social, noções de psicopedagogia, políticas para mulheres, a pessoa idosa, oficinas, rodas de saberes e outras atividades movimentaram a escola entre os dias 16 e 19 de janeiro.
“No espaço da educação básica, tivemos um resumo do que é a proposta da cidade educadora em Lauro de Freitas. Contamos com a presença de um público diverso e que participou de forma efetiva das atividades que permeiam o processo da construção educacional no município”, avaliou a coordenadora do Núcleo de Educomunicação e presidente do campus de educação básica na Univerão, Gabriela Santana.
A coordenadora ressaltou ainda a interação dos territórios educativos nos quatros dias dedicados a educação básica na Univerão. “Mesmo estando aqui em Itinga, conseguimos alcançar todos os polos. Recebemos a visitação de escolas de Areia Branca, Portão e Centro”.
Em relação à expectativa para uma nova edição da Univerão, Gabriela destacou a importância da participação dos professores municipais. “Esperamos que no próximo ano possamos construir esse espaço coletivamente com a nossa rede, e que as propostas de intervenção para Univerão 2019 sejam deles”.
A professora da rede municipal Maria de Fátima Silva, que apresentou o projeto “Tudo começa pelo respeito”, no Seminário de Inclusão e Diversidade na Educação Básica, relatou que o espaço foi muito proveitoso, pois permitiu que o conhecimento fosse compartilhado entre os colegas. “Me inscrevi no seminário como uma oportunidade de debater sobre as questões de gênero. A educação básica necessita de um trabalho atualizado, que reflita o comportamento dos estudantes e que através do trabalho do professor, possa transformar e desconstruir os paradigmas sociais”.
O “Espaço da Educação Básica” foi planejado pelos departamentos da Secretária Municipal de Educação (Semed), com abordagem de temas como gênero, uso das TICs, inclusão de crianças e jovens com deficiência, meio ambiente, entre outros.