A Escola Municipal Solange Coelho realizou, na última sexta-feira (29), uma Aula Experimental Virtual com os/as estudantes do 8º e 9º Ano. A Unidade Escolar começará, nesta próxima semana, uma nova etapa de tentativa de alcance de seus alunos e alunas, com a implantação das aulas virtuais, por meio do aplicativo de comunicação por vídeo Google Meet inicialmente com o referido segmento dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Desde o início da suspensão de aulas, devido à pandemia do COVID.19, as atividades estavam sendo enviadas, a todos/as educandos/as do 6º ao 9º ano, através dos grupos de WhatsApp, bem como dos e-mails criados para as respectivas turmas. Esta é uma iniciativa da Gestão, do Corpo Docente e da Equipe Pedagógica que visa diminuir a distância entre os/as alunos e sua aprendizagem. Com o início da pandemia e a consequente necessidade de paralisação das aulas presenciais, os profissionais da nossa Unidade Escolar começaram a elaborar um Plano Pedagógico Interno, com reuniões remotas virtuais, semanais, a fim de investigar propostas que minimizassem os impactos sobre o nosso alunado. Medidas mais intensas e proativas começaram a ser desenvolvidas entre os Docentes e a Gestão, como a criação de um Grupo de Trabalho (GT) que vem se dedicando à construção e implementação do Plano de Intervenção que atenda às reais necessidades da comunidade escolar e suas peculiaridades.
Estudos iniciais realizados por este GT buscaram compreender e examinar dados que perpassaram desde a disponibilidade de acesso a internet, meios tecnológicos disponíveis para os educandos até a disponibilidade de horário de acesso às redes sociais, questionamentos esses levantados com os/as alunos/as e as suas respectivas famílias via os grupos do WhatsApp. Assim sendo, intensificamos também a participação do corpo discente e dos seus responsáveis nos grupos das redes sociais da Unidade Escolar. As pesquisas também nos mostraram que para os alunos 6º e 7º ano, bem como para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentam dificuldades um pouco maiores de acesso direto às tecnologias, bem como à rede de internet, resultando, por isso, na construção de um Plano de Intervenção Pedagógico específico para esses segmentos que, por conseguinte, não terão acesso ainda às aulas virtuais neste primeiro momento. Entretanto, esses/as educando/as continuarão recebendo todas as atividades, por meio dos grupos de WhatsApp das turmas. Todas as construções de intervenção levam em consideração as Resoluções vigentes do Conselho Nacional e Estadual de Educação, bem como os diálogos com a Secretaria Municipal de Educação que busca incentivar a realização das atividades pedagógicas domiciliares.
“Precisamos tomar atitudes que nos aproxime mais dos nossos alunos e alunas, de forma a tentar minimizar os prejuízos pedagógicos causados pela pandemia, com o desafio maior de não deixar ninguém para trás, com o menor impacto de exclusão, é desafiador porém não é impossível, estamos buscando um caminho”, declarou o Professor Luciano Reis , Gestor da Unidade Escolar.