Quando falta o sagrado alimento diário, tudo mais já foi negado ao indivíduo. A maior contradição é que o mundo produz alimentos suficientes para que ninguém passe fome.
Quando tratamos o tema da fome no Brasil, temos inadmissível contradição. Somos um dos maiores produtores de alimentos do mundo, e atualmente temos milhões de brasileiros famintos. Não há outra conclusão: estamos diante de um governo fratricida. Por outro lado, Lula e Dilma provaram que é possível erradicar a fome no país, conforme relatório da ONU de 2013, que aponta que o número de brasileiros subalimentados havia caído 82% entre 2002 e 2013, e representava naquele momento menos de 5% da população. E, por isso, o país não constava mais no Mapa Mundial da Fome.
Foi por matar a fome de milhões e incluir políticas públicas, como Fome Zero, Bolsa Família, fortalecimento da agricultura familiar, valorização do salário mínimo, criação de 20 milhões de empregos formais, distribuir terras, aumentar o reforço da merenda escolar, manter estoques de alimentos para impedir inflação dos produtos, matar a sede do povo, dar teto e energia a quem não tinha, que o PT passou a ser alvo da mais brutal caçada de um partido político na história desse país. Para os eternos “senhores de engenhos”, a fome é rentável e querem que essa engrenagem da fome se perpetue no Brasil.
Dói saber que poucos mais de cinco anos depois do golpe, termos 116,8 milhões de pessoas que estão em situação de insegurança alimentar ou passam fome no Brasil. Nenhum país do mundo pode se considerar soberano tendo mais da metade da população na miséria, isso é condenar inocentes à morte, trata-se de genocídio institucionalizado!
É contra a tirania da fome, orquestrada pelo laboratório neoliberal que cada brasileiro deve se insurgir para derrotar a maior praga de todos os tempos – estômagos vazios-. Não importa qual a sua orientação política, se existe uma pessoa com fome, o seu humanismo deve falar mais alto e se aliar a quem combate tamanha barbaridade. Os tiranos de plantão vão fazer de tudo para manter a indústria da miséria; portanto, os nossos esforços devem ser redobrados para libertar o Brasil desse crime hediondo que é assassinar milhões de seres humanos de fome. Basta!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!