Jovens entre 12 e 18 anos de Lauro de Freitas com histórico de abuso de substâncias psicoativas poderão ser tratados na primeira Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil do município. A UAIJ, indicada em casos de vulnerabilidade social que necessitam de acompanhamento terapêutico e protetivo de caráter transitório, foi inaugurada pelo governador da Bahia, Rui Costa, e a prefeita Moema Gramacho, na última sexta-feira (7), no bairro de Itinga.
A UAIJ vai funcionar 24h todos os dias da semana, com capacidade para acolher dez pessoas de ambos os sexos, simultaneamente. Uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, psicólogo, enfermeiro, educador físico, copeira, serviços gerais e coordenadores, prestarão serviços especializados para controlar a abstinência de drogas e reduzir as situações de vulnerabilidade social e familiar. Cerca de 40 profissionais estão sendo contratados para o funcionamento.
A Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil é o quarto equipamento público de Lauro de Freitas voltado aos cuidados da saúde mental. No ambiente de caráter residencial transitório serão servidas cinco refeições balanceadas e desenvolvidas atividades terapêuticas e esportivas, como afirma Graziella Borges, coordenadora de Saúde Mental do município de Lauro de Freitas.
“Com a entrega da unidade o município amplia sua rede de atenção à saúde mental. As portas de entradas para um jovem ser admitido no tratamento da UAIJ são os centros de referências como o CAPS Infantil, Conselho Tutelar, Defensoria Pública e outros órgãos. Durante o acolhimento os jovens receberão os cuidados dos profissionais, participarão de oficinas e permanecerão com a frequência escolar”, explicou Graziella.
O novo espaço de acolhimento, localizado na Rua São Cristóvão, ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no bairro de Itinga, é uma novidade dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Lauro de Freitas, o equipamento será administrado pela Prefeitura Municipal. A estrutura climatizada conta com salas de acolhimento, de conforto, jogos, TV, recepção, dormitório, enfermaria, refeitório e dependências administrativas.
Marilane Santana, 18, participou do ato de entrega da Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil. Para ela, é uma vitória saber que o município tem investido em políticas que beneficiam crianças e jovens. “Faço parte da EIT Dance, grupo de dança criado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Itinga I. Assim como lá desenvolve ações para os jovens, acredito que nessa unidade também serão feitas atividades que vão transformar vidas”, considerou.
Rede de Saúde Mental
O município de Lauro de Freitas conta com três Centros de Atenção Psicossocial em funcionamento. O CAPS I (Infantil) para crianças e jovens de até 18 anos, o CAPS II voltado ao público a partir de 18 anos e o CAPS AD que atende maiores de 18 anos com transtornos pelo uso de álcool e outras drogas. Pacientes com transtornos mentais também são atendidos por equipe multidisciplinar na Policlínica Carlos Bastos, na Vila Praiana, e no Complexo de Saúde da Itinga.
Jornalista Laerte Santana
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
10/01/2020
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br