Nesta quinta-feira, as comunidades tradicionais de Salvador e da Região Metropolitana, incluindo Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari, participaram de um encontro com os pré-candidatos a prefeito de Salvador, Geraldinho, e a vice, Fabya Reis.
Durante o evento, foi entregue um documento, detalhando as demandas por uma “nova Salvador”, com foco em mais humanidade, melhorias sociais, saúde, mobilidade e transporte acessível para todos.
A tarde foi marcada por grande emoção e uma expressiva reunião, com representantes das comunidades tradicionais, incluindo Pais de Santo, Mameto, Makotas, Ogans, Filhos de Santo, autoridades e conselhos comunitários. Paulo Sacramento, líder comunitário, destacou a importância do evento: “queremos uma Salvador que seja irmã dos municípios metropolitanos, sem desigualdade social e sem cortes de linhas metropolitanas, como ocorreu em maio, quando a Prefeitura de Salvador, através da SEMOB, cortou todas as linhas que trafegavam pela orla marítima e as linhas das comunidades tradicionais que frequentam a Feira de São Joaquim“.
Sacramento enfatizou as dificuldades enfrentadas pelas comunidades tradicionais, que somam mais de 600 terreiros, em Lauro de Freitas, para acessar serviços essenciais, sem transporte público adequado. “Estamos sofrendo para fazer nossas compras, tendo que pagar quatro tarifas para chegar à feira ou ainda fretar um carro, por R$70,00, em média. Nossas esposas, mães e filhas não conseguem atendimento nos hospitais da Mulher ou Irmã Dulce. Isso é desigualdade social contra os povos das comunidades tradicionais.”
O evento foi coordenado por Tata Ailton, Makota Iraildes e Makota Lidinalva e contou com a presença de representantes de Itinga, Areia Branca, Alto de Coutos, Cajazeira, Jambeiro e Vasco da Gama.
Agradecemos aos pré-candidatos, Geraldinho e Fabya Reis, por ouvirem nossas demandas. Queremos uma nova Salvador que cuide verdadeiramente das pessoas e faça a diferença.
Paulo Sacramento – Líder Comunitário
Movimento da Mobilidade Urbana
Povos das Comunidades Tradicionais
Leave feedback about this
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.