O Lúpus, seus sintomas, o atendimento aos portadores da doença, as formas de tratamento e como as famílias e a sociedade podem ajudar foram temas da Sessão Especial em atenção à Pessoa com Lúpus, na tarde desta quinta-feira (18), na Câmara Municipal de Lauro de Freitas. As falas foram bastante emocionadas, com depoimentos comoventes. Promovida conjuntamente pelas vereadoras Luciana Tavares (PCdoB), Miriam Martinez (PSD) e Naide Brito (PT), presidenta da Casa, a sessão teve as participações de secretários municipais, dirigentes da entidade Lúpicos Organizados da Bahia (Loba) e portadores da enfermidade.
“Nos sensibilizamos. Acredito que precisamos mesmo desta união de familiares e amigos para seguir junto por melhor qualidade de vida, maior autoestima e campo de trabalho para pessoa com Lúpus”, ressaltou Brito.
Vânia Cruz tem a doença. Ela afirmou que agora consegue ver a luz no fim do túnel. Contou que até o diagnóstico a pessoa sofre muito e o tratamento é difícil. Assim como a Valdinéia Góes. “Esse aqui é realmente o primeiro passo. Precisamos da secretaria de Saúde para nos dar ajuda e tratamento adequado. Quando eu percebi já estava com outras doenças e a luta é grande. Acompanhe nossa luta, por favor”, pediu Góes.
A sessão fez parte da programação do Maio Roxo, mês de atenção às pessoas com lúpus. O Dia Internacional da Conscientização sobre o Lúpus é celebrado em 10 de maio. Doença inflamatória crônica, não contagiosa, causada por alterações no sistema imunológico contra as próprias proteínas ou células, causando problemas em diversas partes do corpo.
Leave feedback about this
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.