O Lúpus, seus sintomas, o atendimento aos portadores da doença, as formas de tratamento e como as famílias e a sociedade podem ajudar foram temas da Sessão Especial em atenção à Pessoa com Lúpus, na tarde desta quinta-feira (18), na Câmara Municipal de Lauro de Freitas. As falas foram bastante emocionadas, com depoimentos comoventes. Promovida conjuntamente pelas vereadoras Luciana Tavares (PCdoB), Miriam Martinez (PSD) e Naide Brito (PT), presidenta da Casa, a sessão teve as participações de secretários municipais, dirigentes da entidade Lúpicos Organizados da Bahia (Loba) e portadores da enfermidade.
“Nos sensibilizamos. Acredito que precisamos mesmo desta união de familiares e amigos para seguir junto por melhor qualidade de vida, maior autoestima e campo de trabalho para pessoa com Lúpus”, ressaltou Brito.
Vânia Cruz tem a doença. Ela afirmou que agora consegue ver a luz no fim do túnel. Contou que até o diagnóstico a pessoa sofre muito e o tratamento é difícil. Assim como a Valdinéia Góes. “Esse aqui é realmente o primeiro passo. Precisamos da secretaria de Saúde para nos dar ajuda e tratamento adequado. Quando eu percebi já estava com outras doenças e a luta é grande. Acompanhe nossa luta, por favor”, pediu Góes.
A sessão fez parte da programação do Maio Roxo, mês de atenção às pessoas com lúpus. O Dia Internacional da Conscientização sobre o Lúpus é celebrado em 10 de maio. Doença inflamatória crônica, não contagiosa, causada por alterações no sistema imunológico contra as próprias proteínas ou células, causando problemas em diversas partes do corpo.