Diante das medidas restritivas e das orientações para conter a proliferação do Coronavírus no país e a preocupação da população de Salvador e RMS em relação à regularidade do abastecimento de água, a Embasa informa que os técnicos da empresa estão vistoriando todos os pontos que foram objeto de denúncia de falta de fornecimento nos canais de atendimento ao cliente, nas mídias sociais oficiais da empresa e na mídia noticiosa.
O sistema integrado de abastecimento de água de Salvador e de algumas cidades da RMS está funcionando normalmente sem ocorrências operacionais que provoquem falta de água sistêmica em grandes áreas. As denúncias que a empresa tem recebido são decorrentes de problemas pontuais na rede distribuidora de alguns logradouros. Nesses casos, a empresa tem trabalhado para garantir o restabelecimento do serviço com a maior brevidade possível e garantido o abastecimento alternativo por carro-pipa, com prioridade para postos de saúde e, em seguida, para clientes residenciais.
No entanto, a empresa tem recebido muitas denúncias de falta de água decorrente de problemas em equipamentos da rede hidráulica interna do imóvel. Diante destas situações, a empresa orienta a população que, antes de procurar os canais de atendimento e a mídia social oficial da empresa, assim como os meios de comunicação, para denunciar falta de água, verifique o funcionamento dos registros internos, da boia do reservatório, se certifique se os vizinhos estão recebendo água e verifique se a rede hidráulica do imóvel está adequada para receber a água que é fornecida no hidrômetro com pressão suficiente para alimentar um reservatório domiciliar no nível de primeiro pavimento.
Imóveis com mais de um pavimento devem prover sua rede interna de um reservatório no nível do térreo com bomba para elevar a água até o reservatório superior, situado no último pavimento, como determinam a normatização técnica vigente no país e a Resolução 002/2017 da Agersa, ente que regula os serviços prestados pela Embasa.