Rui Costa vem se destacando por mérito próprio e do trabalho dos governadores do Nordeste em uma liderança nacional de destaque. Dessa crise, com toda certeza, teremos uma liderança consolidada. E com diz o adágio popular, “é na hora da onça beber água” que se conhece o homem.
A região mais carente do Brasil, o Nordeste, já a algum tempo vem demonstrando que não é mais o patinho feio da nação. Foi aqui que a maioria esmagadora dos eleitores disse “não” ao então candidato Jair Bolsonaro. Hoje presidente. Também é aqui que os governadores eleitos em sua totalidade vêm trabalhando para resolver, coletivamente, os problemas da região. Para isto, eles criaram o consorcio do Nordeste em julho de 2019 que é responsável, entre outras coisas, de realizar compras coletivas, diminuindo o valor dos produtos adquiridos.
Essa foi uma ideia concebida pelos Governadores, entre eles Rui Costa, em reunião que aconteceu que acontece em março do mesmo ano no estado do Maranhão. Dentro do movimento, ele capitaneou para si a presidência do consórcio, tornando-se a liderança principal da esquerda na região.
Foi a partir da criação do consórcio do Nordeste que os governadores puderem coletivamente enfrentar o governo federal, que dava mostras de que a região não era uma de suas prioridades. Juntos, eles foram a Alemanha em busca de investimentos. Juntos eles foram ao Superior Tribunal Federal contra o corte do Bolsa Família e ganharam. Juntos e sob a liderança de Rui Costa, os governadores estão enfrentando a maior crise na saúde dos últimos 50 anos
E é neste momento de crise que o governador da Bahia, Rui Costa, aparece ainda mais.
Percebendo que a crise na saúde pública viria, caso não se mobilizassem para o enfrentamento do COVID-19, e vendo as declarações publicas do presidente Bolsonaro que hora, chama de “gripezinha”, hora chama de “alarmistas” os que estão buscando se antecipar aos problemas que viram com a pandemia e ainda diz que “o povo saberá que foi enganado”, em ataque direto aos governadores que estão fazendo o que ele deveria fazer, Rui lidera o enfrentamento com ações e quando preciso, com declarações em defesa das ações que estão sendo tomadas.