No dia 21 de setembro foi comemorado o Dia da Árvore no Brasil. E foi nesta data que a Prefeitura de Morro do Chapéu realizou a cerimônia de lançamento do Projeto Morro Verde, coordenado pela Semarh (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e Seduc (Secretaria Municipal de Educação).
O evento foi realizado na Escola Municipal Adalberto Pereira. O projeto visa desenvolver atividades de educação ambiental através do plantio de mudas nativas em escolas da rede municipal de ensino e na comunidade com o intuito de sensibilizar a população sobre as questões ambientais.
E a prefeita Juliana Araújo (PL) informou no ato uma parceria do município com a Organização das Nações Unidas (ONU). “Nós fomos selecionados para ter um ecoparque em Morro do Chapéu e resolver de vez o problema do lixo”, comemorou. Será um projeto financiado pela ONU (Organização das Nações Unidas), sem nenhum custo para o município, que enviou um projeto e disputou com diversas outras cidades do Brasil para conseguir realizar esse projeto.
Morro Verde
Através do projeto de educação ambiental Morro Verde, o município recebeu doações de 3 mil mudas de plantas nativas por iniciativa de empresas de geração de energia eólica instaladas na cidade, que serão plantadas, em um primeiro momento em escolas da rede municipal e em logradouros públicos.
Posteriormente essas mudas serão plantadas em áreas degradadas em Morro do Chapéu. Um viveiro municipal já está sendo criado para essa finalidade.
“O Projeto Morro Verde é um importante desafio. Nós vamos plantar não somente a semente de uma árvore, mas também a esperança de um amanhã melhor para todas as crianças”, disse a prefeita Juliana Araujo (PL) em seu discurso.
A gestora ressaltou que este é um momento histórico para Morro do Chapéu, uma vez que as gestões anteriores, segundo ela, praticamente ignoraram a riqueza natural e arqueológica do município, que chegou a sofrer ações e intimações do Ministério Público justamente pelo descaso com o meio ambiente.
A preocupação com o meio ambiente em Morro do Chapéu é uma das principais bandeiras da atual gestão, segundo Juliana Araújo, tanto para garantir a qualidade de vida da população quanto para preservar a biodiversidade local e fomentar o turismo no município.
Além da prefeita Juliana Araujo, diversas outras autoridades participaram do evento e dissertaram sobre a importância do Projeto Morro Verde, entre eles a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Raquel Cedraz; a secretária municipal de Educação, Flávia Oliveira; Pablo Almeida, promotor de Justiça do MPBA; o ambientalista Almacks Luiz; a bióloga Deizze Rocha (Núcleo de Educação Ambiental) e a Major PM Sheila Karina (CIPPA – Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental/Lençóis); dentre outros.
Também foram convidados dois palestrantes. Gustavo Shacht, geógrafo da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) apresentou o tema “A vida secreta das árvores”; e André Krull, advogado especialista em Direito Ambiental), falou sobre Licenciamento Ambiental Municipal.
Após as palestras, à tarde foram plantadas mudas de árvores nativas na cidade com a presença de algumas das autoridades presentes na cerimônia de lançamento, incluindo a própria prefeita Juliana Araujo.