A luta contra a privatização do sistema Petrobrás ganha força em toda a Bahia, com diversas manifestações e audiências públicas sendo realizadas na região Metropolitana de Salvador e do Recôncavo do Estado, como aconteceu hoje (25), na Câmara de Vereadores de Candeias. Sindicalista histórico e lutador pelos direitos dos trabalhadores, Carlos Martins participou do ato e, mais uma vez, condenou o desmonte da Petrobras.
“A indústria de petróleo quer e deve ser reconhecida como a indústria de energia, vertical e completa. A decisão de esvaziar, enfraquecer e vender a Petrobras é arbitrária e absolutamente equivocada. Tenta reduzir a soberania nacional e vai desmontar a grande cadeia de petróleo no Brasil”, defendeu Carlos Martins.
Martins ainda defendeu a intensificação das mobilizações e a inclusão da sociedade na luta em defesa da estatal, maior do país. ” Agora, mais do que nunca, é preciso dizer que a Petrobras é nossa. Vamos unir forças e fazer grandes mobilizações. Vamos fazer um movimento político e uma grande campanha em defesa do patrimônio nacional”.
Em consenso com Carlos Martins, o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse que a decisão de encolhimento da empresa é meramente política e que isso poderá ser revertido pela mobilização e pressão popular. “A sociedade precisa assumir as suas responsabilidades, mobilizar e denunciar esse esvaziamento da empresa. Então, é preciso uma mobilização de todos na luta pela Petrobras”, afirmou Gabrielli.
A privatização da Petrobras segue com o fechamento das Fafens, venda de Rlam e demais desmonte nos setores de fertilizantes, refino, biodiesel, termoelétricas, campos terrestres e marítimos. Com isso, milhares de trabalhadores serão atingidos, além de cidades e comunidades vizinhas de postos de atuação da Petrobras.
“Agora, mais do que nunca, é hora de acordar e lutar contra essa sanha entreguista e medidas irresponsáveis de um governo federal golpista e comprometido com o capital estrangeiro”, concluiu Martins.
A sessão reuniu petroleiros, sindicalistas, lideranças políticas e comunitárias de diversos municípios da região metropolitana e recôncavo da Bahia.