Em conversa com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, na noite desta segunda-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou a preocupação com a população civil, em meio ao conflito entre Israel e o Hamas.
Segundo o Planalto, durante o diálogo, Lula e Charles Michel concordaram sobre a importância de um corredor humanitário para a entrada de remédios e alimentos para os civis de Gaza, incluindo os brasileiros e outros estrangeiros que pleiteiam a repatriação, e defenderam também a libertação dos reféns sequestrados pelo grupo extremista.
Ao reiterarem a condenação aos atos terroristas cometidos pelo Hamas, os dois líderes também reforçaram a importância de fortalecer a Autoridade Palestina como legítima representante do povo palestino.
O presidente Lula pediu ainda que essas posições sejam reafirmadas por ocasião da reunião extraordinária do Conselho Europeu, composto por chefes de Estado e de Governo dos 27 países da União Europeia, prevista para esta terça-feira (17), em Bruxelas.