Escolas da rede municipal de Lauro de Freitas, que possuem estudantes com deficiência no ensino fundamental I, ganharam mais um reforço para o processo de aprendizagem inclusiva. Nesta segunda-feira (05), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) iniciou a entrega de kits de literatura acessível para 37 unidades escolares. Outros seis exemplares, desta vez na versão decodificada em braille, serão destinados para escolas com salas de recursos multifuncionais.
Com a finalidade de sensibilizar e possibilitar uma aprendizagem sobre inclusão e acessibilidade, o kit é composto por quatro livros que contam histórias de personagens com deficiência. Os títulos são: “O Melhor Amigo da Bengala”; “A Princesa Que Tinha Um Cromossomo A Mais”; “O Menino Que Escrevia com os Pés”; e “A Menina Que Perdeu a Perna”.
De acordo com Miliane Vieira, diretora do Departamento de Inclusão pela Pessoa com Deficiência da Semed, os livros promovem a inclusão de duas formas. “Os kits têm duas vertentes. Uma da acessibilidade real para crianças com baixa visão ou cegueira, com a versão das histórias em braille que será destinada para escolas de cinco territórios educacionais. E a outra da inclusão reversa, que são os livros comuns que contam as mesmas histórias de pessoas com deficiência, e a partir disso sensibiliza o olhar de empatia entre os estudantes. As histórias dos livros contam para além de deficiências, elas mostram as potencialidades dos personagens”, explicou.