Um dos maiores programas de ensino do País abre as matrículas para mais um processo seletivo. Trata-se do Educa Mais Brasil (EMB), projeto que disponibiliza bolsas de estudo em diversas instituições particulares de ensino.
Na Bahia, são 47.390 bolsas oferecidas para o semestre 2017.1, com 70% de desconto. O programa conta com a adesão de cerca de 15 mil instituições parceiras e inscreve estudantes de todas as regiões do país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de março, para os candidatos que ingressar em 2017.1, no sitewww.educamaisbrasil.com.br.
Para participar, o candidato deve preencher alguns pré-requisitos. “Não ter condições de arcar com uma mensalidade integral através da avaliação da renda familiar, além de não ser aluno matriculado na instituição de ensino para a qual pleiteia a bolsa”, explica Andréia Torres, Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil.
“Se tratando do ensino superior, é requerido que o estudante não esteja estudando há pelo menos seis meses”, ressalta Andréia.
Acesso
O EMB é uma iniciativa do setor privado, que surgiu há 13 anos, com o intuito de amenizar os problemas sociais e financeiros que acompanham grande parte dos brasileiros e dificultam o acesso à educação de qualidade.
“O programa tem como missão fortalecer o setor educacional sendo uma importante alternativa para os pais e estudantes que não têm condições de pagar a mensalidade integral em instituição de ensino particular”, reitera a diretora.
“Ao permitir esse acesso à educação, por meio de uma bolsas de estudo, o programa também contribui com o desenvolvimento do País, principalmente em oportunizar a qualificação de mão de obra”, conclui.
Apesar de possuírem o mesmo objetivo básico, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), Programa do Governo Federal, não tem qualquer vínculo com o financiamento privado feito pela EMB.
O EMB oferece bolsas de até 50% para cursos de Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Cursos Profissionalizantes, Idiomas, Preparatório para Concursos, Pré-Vestibular e EJA – Educação para Jovens e Adultos.
Dentre as instituições que disponibilizam vagas em Lauro de Freitas estão a Anhanguera, Faculdade Apoio, Maurício de Nassau, Unibahia, Unicesumar EAD, Unicid EAD, Unifacs EAD, Unijorge EAD, Unopar, UNISUL, e Unime.
Entre os cursos ofertados estão: enfermagem, fisioterapia, engenharia, letras, nutrição, jornalismo, administração, biomedicina, odontologia, medicina veterinária e direito, além de cursos de idiomas (inglês, espanhol, italiano, francês), linguagem brasileira de sinais (Libras) e profissionalizantes, como segurança do trabalho, informática, entre outros.
Fonte: A Tarde