Novembro é o mês para promover e relembrar o valor do povo negro em todas as instâncias. Para tal, é realizado o Novembro Negro. Em Lauro de Freitas, duas datas são destacadas em âmbito cultural: o dia 12, decretado como o Dia Municipal do Hip Hop e o 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra.
Dentre uma programação extensa, que está sendo realizada durante todo este período, desponta o Agito & Ação Cultural.
Um olhar especial para esta atividade, que reunirá de forma intimista e acolhedora um “encontrão” multi-ambiente e cultural, com tendências e formatos, em vários segmentos artísticos.
Para começar a abrir o leque, o lançamento do mais novo cordelista da cidade, o Professor Gildásio Freitas, em mais um empreendimento, com o afro-cordel literário, intitulado “O Levante do Rio Joanes”, livreto baseado na obra do gaúcho, Décio Freitas, “Insurreições Escravas”.
Duas Rodas de Conversas preencherão a parte acadêmica: “Comunidades e Povos Tradicionais” e “Cinema Afro-Brasileiro”, com as presenças da Mestra, Doutoranda em Arquiterura e Urbanismo, Prof. Fátima Fontenelle de Oliveira e o Diretor Cinematográfico Gustavo Busson, respectivamente.
Elevando, ainda mais o nível do evento, sessões percussivo-teatrais do Circuito Afro-Cênico, com espetáculo “Filhos da Abolição”, do renomado Cristóvão da Silva (ator do filme “Ó Paí Ó”), também do sarau/performance da Trupe Arca de Ipitanga com o “Poesias Crioulas”.
Além das Instalações do artista visual, César Filho, a Expo – Aborígene de Sivú Art, agora apresentando uma nova roupagem, composta de mais de 60 peças.
O mapa de luz será assinado por Murilo Ramos de Farias, traçando em suas luminárias o legado a ser deixado para os novos desafios que a cultura afro-brasileira encontrará, no próximos tempos.
As atividades serão distribuídas em ambientes situados no entorno do Cine Teatro de Lauro de Freitas, sendo inaugurada sua Área Verde, no ano que marca os 35 anos de existência deste patrimônio, indispensável a esta cidade, atualmente sob a direção de Cleide Queirós.
No “Finale”, a rave “Eletro Afro Music Fashion” será protagonista do balanço que contagia o mundo, a batida black bit. Um set list especial com o tema, o mundo de cores e raças, está direcionado para os jovens de todas as etnias, num só êxtase.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Supir, tendo o apoio direto da SECULT e demais secretarias.