Durante entrevista ao Se Liga Bocão na rádio Itapuã FM, na tarde desta terça-feira (8), o diretor do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Lúcio Gomes tirou dúvidas de ouvintes, comentou a nova regulamentação para condução de veículos ciclomotores, do modelo “cinquentinhas”, além de divulgar um dado alarmante. Segundo o gestor, 50% dos leitos ocupados nos hospitais da Bahia, são por vítimas de acidentes de trânsito, sendo 70% deste percentual, motociclistas.
Sobre a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), “cinquentinhas”, Lúcio comentou a nova regulamentação que facilita o acesso à ACC, em Centros de Formação de Condutores (CFCs). A portaria 1709 foi publicada pelo órgão no Diário Oficial do Estado (DOE) no sábado (5).
Segundo informações publicadas pelo site do Detran-BA, pela nova regra, as autoescolas estão autorizadas a formar turmas mistas de aulas teóricas, com alunos de ACC (“cinquentinhas”) e da categoria A (motos).
Os CFCs devem respeitar o máximo de 35 alunos por turma e as cargas horárias das duas categorias. São exigidas 20 horas de aulas teóricas para ACC e 45 horas para categoria A. Os candidatos ainda passam pelos exames práticos. São 10 horas em ciclomotor e 25 em moto.
Fonte : Bocão News