A Organização das Nações Unidas (ONU) registrou 735 milhões de pessoas passando fome no mundo e 2,3 bilhões estão em situação de insegurança alimentar. Somente no Brasil, são 21 milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias e 70,3 milhões em insegurança alimentar. Os números são altos e por esse motivo a ONU criou o Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos, em 29 de setembro, desde o ano de 2019.
Segundo a ONU, estima-se que 17% de toda a produção global de comida é desperdiçada, sendo a maior parte dentro das casas. Locais que servem comida, como restaurantes por exemplo, totalizam 5% desse desperdício e 2% os varejos de alimentos. Diante desse cenário, é imprescindível que os setores públicos e privados priorizem ações para reduzir a perda e o desperdício de alimentos.
Adotar e promover iniciativas conscientes e sustentáveis fazem parte do dia a dia da Cencosud Brasil. O grupo, que é um dos maiores supermercadistas do país, doou cerca de 140 toneladas de alimentos entre os meses de janeiro e junho de 2023. Quarenta e nove lojas das redes Bretas, GBarbosa e Prezunic doaram alimentos em bom estado de conservação para beneficiar organizações não-governamentais, cozinhas comunitárias, abrigos, orfanatos, asilos, entre outros.
A Cencosud Brasil, além da parceria com o SESC (Mesa Brasil), ampliou sua rede logística por meio da Infineat, alcançando mais comunidades e contribuindo para a redução da fome e do desperdício de alimentos, temas considerados prioritários na pauta mundial.
No dia a dia, as pessoas também podem ajudar a evitar o desperdício de alimentos com ações simples, como:
· Evite comprar itens desnecessários. Faça uma lista com os itens que realmente serão utilizados e observe com atenção *o prazo de validade dos produtos;
· Durante as compras, escolha os produtos perecíveis por último para evitar a perda de temperatura;
· Em casa, armazene os produtos de forma adequada e na temperatura correta;
· Utilize as frutas e verduras em sua totalidade;
· Não estoque de produtos perecíveis, pois são alimentos que possuem vida útil curta;
· Consuma os vegetais, frutas e verduras que já estão com a maturação mais avançada, ou faça preparos.
Por: Bruno Ganem
Foto: Marketing/Grupo Cencosud