A histórica luta das mulheres por igualdade de condições e de oportunidades trouxe diversos e importantes avanços, mas a nossa sociedade ainda não está nem perto do desejado. E se esse cenário em que vivemos não é o ideal, ele se apresenta de forma ainda mais cruel para as mulheres negras e mães solo (aquelas que criam seus filhos sozinhas ou praticamente sozinhas em relação ao pai da criança).
De acordo com o IBGE, as negras são as que menos ganham no mercado de trabalho. Na média salarial, os homens negros ganham 26% a mais, as mulheres brancas 70% a mais, e os homens brancos levam até mais do que o dobro na comparação. A diferença, para se ter uma ideia, é de R$ 1.394/mês para negras contra R$ 3.138/mês para brancos.
Muito embora todas as mulheres experienciem as dificuldades de ser mulher em uma sociedade essencialmente machista, as mulheres negras arcam com outros ônus relacionados à sua raça. Com isso, a disparidade não para por aqui. Em relação às mulheres brancas, por exemplo, elas têm menos acesso à coleta de #lixo (3,7% das brancas não têm em relação a 8,8% das negras), abastecimento de #água (9,4% das brancas não têm em relação a 13,9% das negras) e até #esgotamento (26,7% das brancas não têm em relação a 40,3% das negras).
Os dados ainda mostram que 34% das mulheres brancas não têm máquina de lavar. Entre mulheres negras, o índice sobe para mais da metade (54,4%). A falta do equipamento comprova, por exemplo, que elas também têm maior sobrecarga nos afazeres domésticos, um trabalho não remunerado, não reconhecido e não valorizado.
Elas também são maioria entre mães solo no país. De mais de 11,4 milhões de famílias formadas por mães que criam filhos sem os pais de forma total ou parcial, 7,4 milhões são de mulheres negras.
Os dados não mentem. A falta de respeito e valor social no Brasil tem gênero, e ele é feminino. A pobreza no Brasil tem cor, e ela é negra. E infelizmente, ainda não podemos falar de um “feliz dia da mulher” nestas condições.
Deputado Federal Joseildo Ramos (PT/BA)
???? facebook.com/DeputadoJoseildoRamos
???? twitter.com/JoseildoRamos
???? instagram.com/JoseildoRamos
???? www.joseildoramos.com
???? Para receber notícias no seu celular, envie uma mensagem para (75) 99812-2929