O direito ao voto pela classe trabalhadora foi conquistado com muita luta no Brasil e no mundo. Em sociedades patriarcais, a inclusão do voto feminino precisou de mais batalhas. Em nosso país, somente em 24 de fevereiro de 1932 as mulheres adquiriram o direito a votar.
Há menos de um século seria inimaginável o poder dominante permitir que mulheres pudessem votar, muito menos se candidatar e exercer protagonismo político. O PT tem a honra de ter eleito a companheira Dilma como a primeira presidenta do país. A história nos mostra que a luta deve ser ampliada.
Hoje os presidentes da República, Câmara e Senado são liderados por homens, e que lideranças (SIC). Apenas Fátima Bezerra (PT) governa um estado brasileiro, o Rio Grande do Norte. A maioria das prefeituras ainda são comandadas por homens. Isso precisa mudar! As mulheres são maioria na sociedade e devem ter a devida representatividade.
Nós parabenizamos as companheiras que lutaram pelo sufrágio Universal. Não existe democracia, muito menos cidadania sem forte participação feminina nos centros de poder. No Partido dos Trabalhadores as nossas companheiras tem vez e voz. Juntos, faremos a revolução democrática que o Brasil tanto necessita!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!