Neste domingo (20), Dia Nacional da Consciência Negra, atividades como caminhadas, marchas e shows acontecerão ao longo do dia em Salvador. Segundo programação divulgada pelas secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Cultura (Secult), as mobilizações começam às 9h, com a Lavagem da Estátua de Zumbi, na Praça da Sé. Em sua 8ª edição, o ato político, promovido pela União de Negros pela Igualdade (Unegro) e organizações parceiras, tem como tema ‘Nenhum direito a menos’.
Às 11h, dentro do projeto Domingo no TCA, Larissa Luz lança o CD ‘Território Conquistado’, indicado ao Grammy latino na categoria de melhor álbum pop contemporâneo, e lembra canções de divas do feminismo negro como Nina Simone e Jovelina Pérola Negra.
Também às 11h, O Parque da Cidade receberá, no Anfiteatro Dorival Caymmi o show de pré-lançamento do novo álbum do artista Magary Lord. A apresentação vai contar com participação de convidados como Gerônimo, Skanibais e Cortejo Afro. Além do show, o público vai ter à disposição atividades artísticas e esportivas, apresentações de grupos de capoeira e dança, feiras de literatura, moda, gastronomia e ainda um mix de produtos e acessórios da cultura afro-brasileira. O ato será promovido pela prefeitura de Salvador.
Já a 16ª Caminhada da Liberdade, realizada pelo Fórum de Entidades Negras, inicia a concentração às 14h, partindo da Senzala do Barro Preto, no Curuzu, em direção ao Pelourinho. O assunto em destaque é ‘Juventude, Tradição, Tecnologia e Perspectivas’.
Às 15h, com o tema ‘Malês: uma outra revolta na Década Internacional Afrodescendente 2015-2024’, a 37ª Marcha da Consciência Negra Zumbi dos Palmares, organizada pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), sai do Largo do Campo Grande.
As atividades terminam no Terreiro de Jesus, às 19h, com um ato da Convergência Negra, que reúne entidades civis da luta antirracista.