Quando aceitei o convite do Governador Rui Costa para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Rural, sabia que o desafio seria imenso. É muito difícil aperfeiçoar o que beira a perfeição. Desde já, quero agradecer a confiança de Rui e parabenizar o trabalho dos companheiros que me antecederam e a excelente equipe SDR.
Sem este trabalho extraordinário que acontece na pasta desde 2015, não teríamos as bases da revolução que acontece no desenvolvimento rural da Bahia. Uma das marcas do governo #Correria é investir em setores estratégicos e inserir os trabalhadores e trabalhadoras como protagonistas das ações. Já são mais de 1,5 bilhão investido por meio da SDR e parceiros estratégicos.
São 10 meses onde todos os dias eu posso ver a felicidade no rosto dos agricultores familiares, líderes de cooperativas, povos tradicionais, representantes estaduais e municipais. Os recursos chegam e são compartilhados de forma eficiente:
Contamos com assistência técnica e extensão rural (ATER), que qualificam e acompanham a cadeia produtiva, desde o manejo do solo até o produto final. Os técnicos têm papel central na garantia da segurança alimentar humana e dos rebanhos. Sempre com compromisso socioambiental.
É necessário reforçar: não se faz uma transformação no campo sem regularizar e democratizar as propriedades rurais! Diante deste fato, concedemos 10. 655 títulos de terra e beneficiamos 46 mil famílias da reforma agrária. Estamos quebrando o preconceito imposto pela mídia monopolista contra os assentados, através de apoio e resultados concretos. Temos ciência de que através do incentivo do estado ninguém segura a força dos trabalhadores rurais.
Distribuímos 57 mil máquinas agrícolas e insumos! Apoiamos a agroindústria que tanto emprega e gera renda. Dispomos de 695 mil agricultores sob a proteção do Garantia-Safra. Os campesinos (a) podem tocar as suas colheitas sem medo dos intemperes climáticos. O que gera segurança e retorno certo!
Cuidamos da logística, acesso aos mercados, posicionamos os produtos e marcas da Agricultura Familiar de tal maneira que chegamos a atingir 77% de penetração destes alimentos na mesa dos brasileiros. Atingimos mercados internacionais a exemplos dos nossos cafés, amêndoas de cacau e chocolates.
Todo este cenário favorável é fomentado por programas estratégicos que interagem entre si: Bahia Produtiva, Pró-Semiárido, Bahiater, Plano Safra, Crédito Rural do PRONAF, Programa de Aquisição de Alimentos PAA, a Distribuição de Sementes e Mudas, Políticas Articuladas no âmbito dos SETAF/SEMAF, Parceria Mais Forte, dentre outros.
São políticas públicas que levaram a Bahia ao topo da Agricultura Familiar brasileira. Segundo dados do IBGE, atualmente, a Bahia é o maior produtor de amêndoas de cacau e de rebanhos de caprinos e ovinos, o quinto maior produtor de raiz de mandioca, o sétimo maior produtor de leite e se destaca ainda na produção de frutas, como graviola, manga, maracujá e mamão, além de se destacar na produção de oleaginosas como mamona, dendê e licuri.
Ao longo da #SérieSDR mostraremos os inúmeros casos de sucesso dentro do nosso portfólio. Dispomos: iogurtes de café, licuri e umbu, queijos, cortes especiais de caprino e ovino, polpas e sucos de frutas, cervejas de umbu e licuri, chocolates com alto teor de cacau e sem lactose, mel, pólen, própolis, farinha de copioba, flocão de milho não transgênico, cafés especiais e gourmet, banana chips, farinha de tapioca, doces, geleias, compotas, sorvetes, picolés, cachaças, ovos de galinha caipira, derivados de milho e de mandioca.
Nós temos responsabilidade com a prestação de contas da nossa atuação, mas, acima de tudo, queremos mostrar o potencial do Desenvolvimento Rural da Bahia. Provamos que através de uma gestão eficiente dos recursos e os agricultores familiares como atores principais, esta revolução do campo inaugura uma nova era no Brasil.
Temos orgulho de sermos um dos braços fortes do Governo do Estado.
Vamos finalizar 2019 cheios de entusiamo e esperança. Nutrimos a certeza de que podemos #FazerMais pelos baianos!
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).