Por meio da Defesa Civil Nacional, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu situação de emergência em mais 23 cidades do país atingidas por desastres naturais, incluindo um município baiano. As portarias que oficializam a medida foram publicadas na edição desta sexta-feira (31) do Diário Oficial da União.
Na Bahia, o município de Caraíbas foi contemplado por conta da estiagem, assim como Cacimbinhas, Girau do Ponciano, Mata Grande e Minador do Negrão, em Alagoas; Madalena, no Ceará; Flores, Iguaraci e Ouricuri, em Pernambuco; e Camaquã, Nova Hartz, Poço das Antas, Santa Bárbara do Sul e Santo Antônio do Planalto, no Rio Grande do Sul.
Já por conta das chuvas intensas, foi reconhecida situação de emergência as cidades de Itapipoca, no Ceará; Viana, no Maranhão; Itupiranga e Água Azul do Norte, no Pará; Morro Grande, em Santa Catarina; e Itaporanga e Pacaembu, em São Paulo. Monção, no Maranhão, e Campo Novo de Rondônia, em Rondônia, também sofreram com inundações.
Atualmente, o Brasil tem mais de 1,6 mil municípios com reconhecimento federal de situação de emergência vigente devido a desastres.